Mundo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Uma pesquisa do Pew Research Center ajuda a entender o público do partido, em dez pontos principais

Pessoas se reúnem para orar pelo candidato republicano à presidência, o ex-presidente dos EUA Donald Trump, antes da Convenção Nacional Republicana no Zeidler Park em Milwaukee, Wisconsin, EUA, em 14 de julho de 2024.  (EFE/EFE)

Pessoas se reúnem para orar pelo candidato republicano à presidência, o ex-presidente dos EUA Donald Trump, antes da Convenção Nacional Republicana no Zeidler Park em Milwaukee, Wisconsin, EUA, em 14 de julho de 2024. (EFE/EFE)

Luciano Pádua
Luciano Pádua

Editor de Macroeconomia

Publicado em 18 de julho de 2024 às 19h02.

Última atualização em 18 de julho de 2024 às 19h35.

Milwaukee - A Convenção Nacional Republicana se encaminha para o final nesta quinta-feira, 18, com grande expectativa para o discurso do ex-presidente e candidato Donald Trump.

A EXAME esteve na convenção republicana e pôde ver um padrão dentro da militância do partido: pessoas majoritariamente brancas, que elogiam o fato de Trump ser um empresário e criticam de forma significativa o atual presidente, o democrata Joe Biden, e em especial sua política de combate à imigração ilegal.

Mas, afinal, quem são os eleitores republicanos nos Estados Unidos? Uma pesquisa do Pew Research Center ajuda a entender, em dez pontos principais.

LEIA MAIS:

1 - Os republicanos são majoritariamente brancos

De acordo com o Pew Research Center, 79% dos eleitores republicanos são brancos não hispânicos. A distribuição de brancos é concentrada, mas vem caindo: há 20 anos, eles eram 93% dos eleitores republicanos.

Metade dos eleitores republicanos são homens brancos adultos sem formação universitária — entre a população geral americana, esse grupo compõe 38% do eleitorado.

2 - Mais velhos

Os republicanos que vão às urnas são mais velhos que a média dos eleitores.

Segundo o Pew Research Center, 65% deles têm 50 anos ou mais. Entre a população geral, essa taxa é de 59%.

3 - Cristãos

Mais de 80% dos republicanos se declaram membros de alguma denominação cristã.

"O maior grupo religioso entre os republicanos é o dos protestantes evangélicos brancos, que constituem 30% dos eleitores registrados como republicanos. Em contrapartida, os evangélicos brancos representam uma parcela bem menor do total de eleitores nos EUA (17%)", diz o relatório do instituto.

4 - Donald Trump

Uma maioria absoluta dos republicanos planejam votar no ex-presidente e candidato pelo partido, Donald Trump, nas eleições deste ano.

"Mais de oito em cada dez eleitores do Partido Republicano (84%) dizem que votariam em Trump se a eleição fosse realizada hoje, enquanto 13% preferem Robert F. Kennedy Jr. Apenas 3% apoiariam Joe Biden", diz o Pew Research Center. "Nas últimas duas eleições presidenciais, cerca de nove em cada dez eleitores republicanos votaram em Trump (92% em 2020 e 89% em 2016)."

5 - Confiança em Trump — e não em seu comportamento

Corroborando o achado anterior, mais de 80% dos republicanos acreditam que Trump é capaz de tomar boas decisões em assuntos-chave. "Mas muitos têm reservas sobre sua conduta pessoal", afirma o instituto de pesquisa.

"Pelo menos oito em cada dez eleitores republicanos dizem estar muito ou um pouco confiantes de que Trump pode tomar boas decisões sobre política econômica (91%), política de imigração (89%), política externa (86%) e política de aborto (80%)", diz o relatório.

Por outro lado, 26% dizem gostar da maneira como ele se comporta pessoalmente — 52% têm sentimentos mistos e 21%, não gostam.

6 - Importância das eleições de 2024

A maioria dos eleitores republicanos afirma que "importa muito" quem vai ganhar a eleição deste ano. Em contraste, somente 5% dizem não importar quem vença.

7 - Imigração, imigração, imigração

Como a EXAME pôde presenciar na Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee, no Wisconsin, a imigração ilegal é um dos maiores problemas dos EUA, segundo esse grupo de eleitores.

"Entre os republicanos e independentes que tendem a apoiar os republicanos [não apenas os eleitores registrados do GOP], 78% dizem que a imigração ilegal é um problema muito grave no país hoje, segundo nossa pesquisa de maio de 2024", diz o Pew Research Center. "Isso é muito mais do que a parcela de todos os adultos nos EUA que dizem o mesmo [51%]."

Outro problema significativo — e explorado à exaustão na convenção — é a inflação no país. Entre os republicanos e independentes que tendem a apoiar o partido, 80% diz que a inflação é um "grande problema".

8 - Cenário negativo na economia

Na comparação com os democratas, os republicanos têm uma perspectiva muito mais negativa com a economia dos EUA — outro traço das pesquisas que a EXAME pôde ver presencialmente na convenção.

Todos os discursos falavam de inflação, preços altos da gasolina e do aumento do custo de vida, arrancando aplausos entusiasmados da multidão de delegados republicanos.

"A opinião do público sobre a economia é altamente partidária, e ao longo da Presidência de Biden, os republicanos têm sido mais negativos sobre o estado da economia dos EUA do que os democratas", diz o Pew Research Center. "Apenas 10% dos republicanos classificaram as condições econômicas como excelentes ou boas. Durante o governo de Trump, os democratas eram mais negativos do que os republicanos em relação à economia."

9 - Maior divisão em relação ao aborto

Quase seis em dez republicanos (57%) dizem que o aborto deveria ser ilegal em todos ou quase todos os casos. Outros 41% afirmam que deveria ser legal em todos ou em quase todos os casos.

"Entre democratas, 85% dizem que o aborto deveria ser legal em todos ou quase todos os casos", diz o instituto.

10 - Hostilidade entre partidos

A polarização política está muito presente nos Estados Unidos — e hoje há ainda mais receio do aumento da violência, o que ficou óbvio no caso do atentado a Trump.

Segundo o Pew Research Center, nas últimas décadas, houve um aumento considerável nas parcelas tanto de republicanos quanto de democratas que veem o partido oposto de maneira muito desfavorável. "Hoje, 53% dos republicanos têm uma opinião muito desfavorável sobre o Partido Democrata, em comparação com 21% há três décadas", diz o instituto.

Os republicanos também quase unanimemente não gostam de Biden. "Mais de nove em cada dez [93%] dizem ter uma opinião desfavorável do presidente, de acordo com a pesquisa de maio de 2024. Enquanto isso, quase um quarto dos republicanos [22%] tem opiniões desfavoráveis tanto de Biden quanto de Trump", afirma o relatório.

Acompanhe tudo sobre:Partido Republicano (EUA)Convenção RepublicanaDonald TrumpJ.D. VanceJoe Biden

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar