Mundo

Eleição renova 14% da Câmara Municipal de São Paulo

Apesar de taxa de renovação ser considerada alta, casa legislativa continuará dominada pela bancada do PT e por outros oito partidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Oito parlamentares vão deixar a Câmara Municipal de São Paulo para assumir, em 1.º de janeiro cargos de deputado federal - cinco deles - ou estadual. Entre os oito novos vereadores, sete já exerceram mandato na Casa. A taxa de renovação de 14% das 55 vagas, considerada alta, não muda, entretanto, a correlação de poderes no Legislativo paulistano, dominado desde 2004 pelo "centrão" - bloco hoje formado pela bancada do PT e por outros oito partidos.

Dos oito suplentes, cinco devem votar em sintonia com o grupo liderado pelo presidente do Legislativo, Antonio Carlos Rodrigues (PR). Outros três que assumem pelo PSDB - Aníbal de Freitas, José Rolim e Tião Farias - já estiveram na Câmara e não conseguiram fazer oposição ao bloco. Por outro lado, dois tucanos que faziam críticas à atuação do "centrão" e mediam forças com seus representantes, Carlos Alberto Bezerra Júnior e Mara Gabrilli, conquistaram vagas para deputados estadual e federal, respectivamente.

Os políticos do "centrão" agem como fiel da balança nas votações do Legislativo. O grupo não fecha apoio permanente com nenhum prefeito, mas negocia a cada votação de projeto - muitas vezes seus representantes exigem cargos nas subprefeituras para votar temas de interesse do Executivo.

Rodrigues saiu ainda mais fortalecido das urnas. Ele é o primeiro suplente ao Senado na vaga de Marta Suplicy (PT). Petistas consideram que a campanha do vereador na zona sul, onde mantém reduto eleitoral na região do Campo Limpo, foi decisiva para a candidata nas últimas duas semanas, o que aumentou seu prestígio com a bancada do PT na Câmara, a segunda maior, com dez parlamentares. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre política

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2010Metrópoles globaisPolíticaPolítica no BrasilSão Paulo capital

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano