Mundo

Eleição regional decisiva para Angela Merkel começa

Os eleitores do estado da Baixa Saxônia (norte) começaram a votar neste domingo em uma eleição regional crucial para a chanceler alemã, a oito meses das legislativas

A chanceler alemã Angela Merkel discursa em Osnabrueck,  na Alemanha (©afp.com / Patrik Stollarz)

A chanceler alemã Angela Merkel discursa em Osnabrueck, na Alemanha (©afp.com / Patrik Stollarz)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2013 às 11h28.

Berlim - Os eleitores do estado alemão da Baixa Saxônia (norte) começaram a votar neste domingo às 8h00 (5h00 no horário de Brasília) em uma eleição regional crucial para a chanceler Angela Merkel, a oito meses das legislativas.

Esta eleição, que se anuncia muito apertada, é o último teste eleitoral antes do mês de setembro, quando haverá uma eleição regional na Baviera (sul), seguida pelas eleições nacionais que irão determinar se a chanceler Angela Merkel continua no poder para um terceiro mandato.

Os primeiros resultados de boca de urna serão divulgados às 18h00 (15h00 no horário de Brasília), logo após o encerramento da votação.

O parlamento da Baixa Saxônia é atualmente dominado por uma aliança de conservadores e liberais, semelhante à que governa a Alemanha a nível federal.

Esta eleição será um teste para os partidos governistas e da oposição social-democrata SPD, que afundou nas pesquisas graças as gafes de seu líder, que irá disputar as eleições legislativas, Peer Steinbrück.

O SPD gostaria causar uma alternância na Baixa Saxônia, formando uma coalizão com os Verdes.

Essa região da ex-chanceler social-democrata, Gerhard Schröder, que abriga a sede da Volkswagen, sofreu uma guinada à direita em 2002.

O aliado liberal de Merkel, o FDP, aposta alto nesta eleição. Se cair abaixo da marca de 5%, não terá mais representantes no parlamento regional. O que acabaria com a coalizão estabelecida com o ministro-presidente conservador (CDU) David McAllister, um jovem político de 42 anos, de origem escocesa.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaAlemanhaAngela MerkelEleições

Mais de Mundo

Número de mortos por inundações na Ásia passa dos 900

Suíços votam contra imposto de 50% sobre altas heranças em referendo

Hamas afirma que Israel já violou cessar-fogo quase 600 vezes

Inundações deixam 442 mortos na Indonésia; número deve aumentar