Mundo

Eleição na Lituânia terá segundo turno

Buscando reeleição, Dalia Grybauskaite apelou por apoio ao enfrentar o segundo turno das eleições do país em duas semanas

Presidente Dalia Grybauskaite, também candidata, conversa com jornalistas após o primeiro turno das eleições da Lituânia, em Vilnius (Ints Kalnins/Reuters)

Presidente Dalia Grybauskaite, também candidata, conversa com jornalistas após o primeiro turno das eleições da Lituânia, em Vilnius (Ints Kalnins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 18h56.

Vilnius - Buscando a reeleição à sombra da crise na Ucrânia, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, apelou à nação por apoio ao enfrentar o segundo turno das eleições do país em duas semanas.

A primeira presidente mulher do país era a favorita entre os seis candidatos concorrendo no primeiro turno das eleições, realizado no domingo. Dalia recebeu 46% dos votos válidos. No segundo turno, ela enfrentará o social-democrata Zigmantas Balcytis, que conquistou 13,6% dos votos.

Embora esteja concorrendo como candidata independente, Dalia tem o apoio de partidos de centro-direita da Lituânia e sua popularidade aumentou recentemente depois de ela ter criticado com firmeza a anexação da Crimeia pela Rússia.

Balcytis apelou nesta segunda-feira aos outros candidatos para apoiá-lo no segundo turno, que ocorrerá em 25 de maio, argumentando que tem uma "chance real de vencer". Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEleições

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista