Mundo

Eleição na Índia pode acabar com governo comunista mais antigo

Frente de Esquerda, dirigida pelo Partido Comunista Indiano Marxista, venceu todos pleitos desde 1977 em Bengala Ocidental

A Alta Corte de Calcutá: derrotas legislativas e municipais debilitaram os comunistas (Avrajyoti Mitra/Wikimedia Commons)

A Alta Corte de Calcutá: derrotas legislativas e municipais debilitaram os comunistas (Avrajyoti Mitra/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2011 às 10h55.

Calcutá - As eleições regionais desta segunda-feira no estado indiano de Bengala Ocidental, leste do país, podem marcar o fim do mais antigo governo comunista do mundo eleito por voto democrático.

A Frente de Esquerda, dirigida pelo Partido Comunista Indiano Marxista (Communist Party of Indian - Marxist, CPI-M), venceu todas as eleições locais desde 1977.

Mas uma série de derrotas em votações legislativas e municipais debilitaram os comunistas e a nova eleição pode ser fatal.

Segundo as pesquisas, a Frente de Esquerda pode ser derrotada por Mamata Banerjee, que é chamada pelos partidários de "Didi" ou "a irmã" e que se apresenta como a porta-voz dos pobres.

A candidata do principal partido de oposição, o Partido do Congresso Trinamool, tirou proveito do descontentamento da população com os comunistas, que são acusados de terem abandonado o setor industrial e permitido o endividamento do Estado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoEleiçõesÍndia

Mais de Mundo

Biden condena eleições na Venezuela e elogia eleitores por buscar mudança

Milei diz que ONU é 'leviatã' e que Argentina vai abandonar neutralidade histórica

Cápsula de "assistência ao suicídio" causa polêmica na Suíça

Elon Musk sinaliza interesse em investir na Argentina com operações de suas empresas