Mundo

'Ele nunca deveria ter concorrido, deveria estar em seu porão', diz Trump após Biden desistir

Trump chamou Biden de “corrupto” e disse que o oponente “não estava apto para concorrer à Presidência”

Trump: ex-presidente ataca Biden após desistência (ANGELA WEISS / AFP)

Trump: ex-presidente ataca Biden após desistência (ANGELA WEISS / AFP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 21 de julho de 2024 às 16h16.

Última atualização em 22 de julho de 2024 às 06h51.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump afirmou neste domingo, 21, após o presidente Joe Biden abandonar a corrida à reeleição, que o democrata nunca esteve apto para o cargo.

“O corrupto Joe Biden não estava apto para concorrer à presidência e certamente não está apto para ocupar o cargo, e nunca esteve!”, escreveu o republicano em uma mensagem na rede social Truth.

Trump disse ainda que Biden só "alcançou o cargo de presidente através de mentiras e fake news" e afirmou que o país sofreu "muito por causa da sua presidência, mas remediaremos muito rapidamente os danos que ele causou”, complementou.

Em uma entrevista por telefone para a NBC News, o republicano disse que Biden nunca deveria ter concorrido à presidência e deveria ter ficado "em seu porão".

Para a CNN americana, o ex-presidente afirmou que será "mais fácil" derrotar a atual vice-presidente, Kamala Harris, caso ela seja a candidata democrata. Biden apontou que Harris terá o seu apoio para disputar as eleições neste ano.

Por que Biden desistiu?

Biden deixou a corrida eleitoral após ir mal no primeiro debate na TV, em 27 de junho, contra Donald Trump. Naquele dia, o presidente deu respostas confusas, pareceu assustado e perdido, ao não saber para qual câmera olhar enquanto o rival, Donald Trump, falava.

Nos dias seguintes ao debate, o presidente foi alvo de questionamentos públicos, feitos por aliados, doadores de campanha e editoriais na imprensa, de que ele seria incapaz de vencer Trump nas urnas e de governar o país. Biden concluiria um eventual segundo mandato com 86 anos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Donald TrumpJoe Biden

Mais de Mundo

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama

Cessar-fogo na Faixa de Gaza: troca de prisioneiros marca início do acordo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?