Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

Droga estava em duas embarcações equatorianas, cada uma carregada com 600 quilos; dez pessoas foram presas

Embarcações equatorianas carregavam com mais de 1,2 mil quilos de cocaína (Redes Sociais/Divulgação)

Embarcações equatorianas carregavam com mais de 1,2 mil quilos de cocaína (Redes Sociais/Divulgação)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 20h37.

Tudo sobreEl Salvador
Saiba mais

A Marinha de El Salvador apreendeu 1.200 quilos de cocaína e armas de guerra, e prendeu dez pessoas em duas embarcações equatorianas e uma mexicana no Pacífico, informou nesta sexta-feira o presidente Nayib Bukele.

"Outra operação bem-sucedida da nossa Marinha Nacional contra o narcotráfico e o tráfico de armas em alto-mar. Além disso, alcançamos um novo recorde de maior distância em uma apreensão: 1.004 milhas náuticas (1.859 km) de nossas costas", afirmou o mandatário em sua conta na rede social X.

De acordo com Bukele, a apreensão da droga e das armas ocorreu na quinta-feira, 15 de agosto, a 1.859 km da Bocana El Cordoncillo, na costa salvadorenha no Pacífico.

A droga estava sendo transportada em duas embarcações equatorianas, cada uma carregada com 600 quilos de cocaína.

Segundo o presidente, os militares salvadorenhos interceptaram as embarcações no momento em que a droga estava sendo "transbordada" para a embarcação mexicana que transportava "armamento pesado".

Na embarcação mexicana, eram transportados 34 rifles de assalto, incluindo 20 rifles AK-47, além de munição e carregadores, que supostamente tinham o Equador como "destino", acrescentou o governante.

"Nossa Marinha Nacional interceptou com sucesso as três embarcações envolvidas nesta operação", afirmou Bukele, que indicou que a droga apreendida tem um valor "estimado" de 30 milhões de dólares.

O presidente, que compartilhou fotos mostrando as armas apreendidas e os dez detidos, não especificou a nacionalidade dos mesmos, e apenas mencionou que dois deles eram equatorianos.

"Nos últimos 90 dias, nossa Marinha Nacional apreendeu 9,3 toneladas de cocaína em alto-mar, avaliadas em 233 milhões de dólares", destacou Bukele.

O embaixador dos Estados Unidos no país, William Duncan, celebrou a apreensão da droga.

"Celebramos cada conquista na luta contra o narcotráfico. Cada quilo apreendido é uma vida salva", disse Duncan, conforme publicado em sua conta na rede X pela embaixada americana na capital salvadorenha.

Acompanhe tudo sobre:DrogasEl Salvador

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos