Militantes islâmicos: poços estavam nas mãos de milicianos tribais (Reuters)
Da Redação
Publicado em 15 de julho de 2014 às 08h36.
Beirute - O grupo radical Estado Islâmico (EI) tomou nesta terça-feira o controle de vários poços de petróleo, que estavam nas mãos de milicianos tribais, na província síria de Deir ez Zor, fronteiriça com o Iraque, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Segundo a ONG, os combatentes tribais entregaram aos jihadistas o controle dos poços, localizados no deserto de Sueidan e próximos ao campo de petróleo de Al Omar, o maior da Síria.
O EI ficou com o controle da jazida de Al Omar em 3 de julho após a retirada dos membros do grupo rival, a Frente al Nusra, que o controlava.
Enquanto, na cidade de Deir ez Zor, capital da província, as tropas governamentais bombardearam a madrugada passada diferentes bairros, sem que tenham se registrado vítimas.
A cidade está atualmente dividida em distritos sob controle do regime e outros em poder do EI, que ontem tomou as zonas que anteriormente ocupava a Frente al Nusra, cujos combatentes se recuaram.
Após a entrada do EI em Deir ez Zor, esta organização extremista controla mais de 95% da província, segundo o Observatório.
No dia 29 de junho o EI proclamou um "califado islâmico" no Iraque e na Síria após avançar nos dois territórios.