EI: em seu avanço, desde 2014, o grupo procurou tomar jazidas de gás e de petróleo, consideradas uma de suas principais fontes de financiamento (Mahmud Turkia / AFP)
Da Redação
Publicado em 4 de maio de 2016 às 10h12.
Beirute - O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) arrebatou mais da metade da jazida de gás de Al Shaer, no leste da província central de Homs, do exército da Síria, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A ONG destacou que os confrontos continuam pelo terceiro dia consecutivo nesta ofensiva dos jihadistas, que conseguiram hoje um grande avanço.
Os soldados governamentais se fortificaram no interior do campo de gás, onde o EI cometeu ao amanhecer dois atentados com carros-bomba contra postos de controle das forças do regime sírio.
Al Shaer foi várias vezes alvo de ataques dos extremistas; e esteve em poder do EI em julho e em novembro de 2014, mas em ambas as ocasiões foram expulsos pelos soldados do exército sírio.
O EI proclamou um califado no Iraque e na Síria em junho de 2014, após conquistar o domínio de áreas do centro e do norte desses países.
Em seu avanço, procurou tomar jazidas de gás e de petróleo, consideradas uma de suas principais fontes de financiamento.