Mundo

EI liberta dois jornalistas após um mês detidos em Mossul

O grupo jihadista libertou dois jornalistas iraquianos detidos durante mais de um mês na cidade de Mossul, no Iraque, segundo sindicato


	Bandeira do Estado Islâmico: jornalistas se encontram abalados psicologicamente pelas duras condições de sua detenção e ameaças
 (Jm Lopez/AFP)

Bandeira do Estado Islâmico: jornalistas se encontram abalados psicologicamente pelas duras condições de sua detenção e ameaças (Jm Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 07h42.

Mossul - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) libertou dois jornalistas iraquianos detidos durante mais de um mês na cidade de Mossul, no Iraque, informou nesta segunda-feira à Agência Efe um membro do Sindicato de Jornalistas iraquiano, Sufian al Mushedani.

Mushedani explicou que um fotógrafo, Mahmoud Nadim, e um correspondente, Samim Yousef, do canal de televisão de Ninawa foram postos em liberdade ontem à noite.

Os dois jornalistas se encontram abalados psicologicamente pelas duras condições de sua detenção e ameaças sofridas pelos jihadistas, segundo a fonte.

Em 30 de dezembro, Nadim e Yousef foram sequestrados pelo EI no leste de Mossul, capital da província de Ninawa, e foram levados para um paradeiro desconhecido.

Um grande número de jornalistas fugiu de Mossul ou trabalha nos arredores da cidade clandestinamente desde que os jihadistas tomaram o controle da localidade em junho do ano passado.

O grupo extremista libertou em 26 de novembro quatro jornalistas iraquianos após mais de um mês em cativeiro em Mossul, sem que se saiba também o motivo da decisão.

O EI, que proclamou um califado nas zonas sob seu controle no Iraque e na Síria, vem sequestrando jornalistas ocidentais em território sírio e decapitou vários deles.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou no final de outubro do ano passado a "perseguição criminosa e fanática" do EI aos jornalistas e afirmou que as áreas controladas por esse grupo se transformaram em "buracos negros para a informação".

Acompanhe tudo sobre:IraqueEstado Islâmico

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra