Mundo

EI derrota forças do governo do Iraque a leste de Ramadi

Militantes do grupo jihadista derrotaram forças do governo iraquiano a leste da cidade de Ramadi, segundo autoridades e combatentes


	Militantes do Estado Islâmico: o progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque
 (Reuters)

Militantes do Estado Islâmico: o progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2015 às 17h55.

Bagdá - Militantes do Estado Islâmico derrotaram forças do governo do Iraque a leste da cidade de Ramadi nesta quinta-feira, disseram policiais e combatentes tribais pró-governo.

A linha defensiva foi rompida em Husaiba, que fica a cerca de 10 quilômetros da cidade, na tarde desta quinta-feira, depois que membros do grupo radical intensificaram os disparos de morteiros e foguetes.

"A situação é muito crítica agora que os combatentes do Daesh (termo árabe depreciativo para o Estado Islâmico) conseguiram romper nossa linha defensiva em Husaiba", afirmou o major da polícia Khalid al-Fahdawi.

"Recuamos para a parte leste da área e estamos esperando mais reforços e ataques da Força Aérea para deter o avanço do Daesh." Ramadi caiu nas mãos dos insurgentes no domingo, o revés mais significativo para as forças de segurança iraquianas em quase um ano.

O progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque e as limitações da ofensiva aérea norte-americana.

O Estado Islâmico quer consolidar suas vitórias na vasta província desértica de Anbar, da qual Ramadi é a capital, onde só partes do território continuam sob controle do governo.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para retirar Estados Unidos da OMS

De volta à Casa Branca, Trump revoga 78 ordens de Biden e tira EUA do Acordo de Paris

EUA cancelam aplicativo CBP One que permitia entrada de migrantes pela fronteira com México

Cadeira descartável, esquenta-mãos e horas de fila: as táticas dos fãs de Trump para vê-lo na posse