Mundo

Egito se prepara para protestos enquanto Mursi não recua

O Egito enfrenta confrontos nas ruas depois que Mohamed Mursi não conseguiu satisfazer as demandas dos opositores que querem tirá-lo do cargo, em discurso à nação


	Na sexta-feira, a Irmandade Muçulmana, de Mursi, e seus aliados vão se reunir no Cairo, assim como alguns grupos de oposição
 (AFP/ Fayez Nureldine)

Na sexta-feira, a Irmandade Muçulmana, de Mursi, e seus aliados vão se reunir no Cairo, assim como alguns grupos de oposição (AFP/ Fayez Nureldine)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2013 às 18h18.

Cairo - O Egito enfrenta confrontos nas ruas depois que o presidente do país, Mohamed Mursi, não conseguiu satisfazer as demandas dos opositores que querem tirá-lo do cargo, em discurso à nação na noite de quinta-feira.

Dias de brigas entre seus partidários islâmicos e os rivais já deixaram vários mortos e dezenas de feridos, e os lados agora planejam manifestações em massa, aumentando o risco de choques maiores que, segundo o Exército, poderão levá-lo a assumir o comando novamente.

Na sexta-feira, a Irmandade Muçulmana, de Mursi, e seus aliados vão se reunir no Cairo, assim como alguns grupos de oposição. No domingo, a oposição espera que milhões atendam a seu chamado, quando completará um ano da posse de Mursi como o primeiro líder eleito livremente no Egito.

"Estou mais determinado do que nunca a sair à rua em 30 de junho para exigir a remoção de um presidente absolutamente irresponsável", disse o porta-voz de uma coalizão de partidos liberais, Khaled Dawoud, após o longo discurso de Mursi na véspera.

É difícil calcular quantas pessoas poderão aderir aos movimentos, mas grande parte da população, mesmo aquelas pessoas simpáticas às ideias islâmicas, está profundamente frustrada com a crise econômica e muitos culpam o governo.

O Exército, que ajudou os manifestantes a derrubar Hosni Mubarak em 2011 e está em alerta em todo o país protegendo locais importantes, diz que vai agir se os políticos não chegarem a um consenso.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoMohamed MursiPolíticosProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta

Em alerta ao Irã, EUA aumentam a presença militar no Oriente Médio