Mundo

Egito retira seu embaixador na Turquia

Convocação é o mais recente sinal da rápida deterioração das relações entre os dois países desde o golpe militar que depôs Morsi


	Local de ataque em frente a mesquita no Egito: Erdogan havia criticado as potências ocidentais por ignorarem a gravidade da situação no país
 (Getty Images)

Local de ataque em frente a mesquita no Egito: Erdogan havia criticado as potências ocidentais por ignorarem a gravidade da situação no país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 19h17.

O Egito retirou seu embaixador da Turquia em mais um sinal da rápida deterioração das relações entre os dois países desde o golpe militar que depôs Mohammed Morsi no início de julho.

A convocação do embaixador egípcio em Ancara foi anunciada por meio de uma lacônica nota divulgada hoje pelo Ministério das Relações Exteriores do Egito.

Antes da decisão, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia criticado as potências ocidentais por ignorarem a gravidade da situação no Egito e pedido uma reunião urgente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto.

Egito e Turquia mantiveram boas relações durante o período em que Morsi, primeiro presidente democraticamente eleito da história de seu país, esteve no poder.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaÁfricaTurquiaEgitoDiplomacia

Mais de Mundo

Chumbo, arsênio e cianeto: nuvem tóxica contaminou casas que resistiram a incêndios em Los Angeles

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’