Faixa de Gaza: As relações entre o Cairo e o Hamas vêm se deteriorando desde o golpe militar de julho de 2013 contra o então presidente egípcio Mohamed Morsi (REUTERS/Mohammed Salem)
Da Redação
Publicado em 23 de junho de 2015 às 11h11.
O Exército egípcio planeja cavar um fosso ao longo da fronteira com a faixa de Gaza para fechar os túneis ilegais e impedir o contrabando, disse hoje (23) fonte oficial da província do Norte do Sinai à agência espanhola EFE.
O projeto prevê que o fosso, a 2 quilômetros da fronteira com o enclave palestino, tenha comprimento de 10 quilômetros, largura de 10 metros e profundidade de 20.
A trincheira contaria com torres de vigilância na fronteira de 14 quilômetros entre o Norte da península do Sinai e a Faixa de Gaza.
O plano já foi analisado em várias reuniões do governo egípcio e a decisão terá de ser aprovada pelas Forças Armadas, adiantou a mesma fonte.
Os palestinos de Gaza construíram centenas de túneis para passar mercadorias do Egito devido ao bloqueio israelense ao enclave, sobretudo desde que o movimento islâmico Hamas chegou ao poder no território em 2007.
O Egito tem denunciado que os túneis também são usados para o contrabando de armas e para a entrada de radicais no Sinai, onde se instalaram grupos jhadistas, que têm feito atentados mortais contra as forças de segurança egípcias.
As relações entre o Cairo e o Hamas vêm se deteriorando desde o golpe militar de julho de 2013 contra o então presidente egípcio Mohamed Morsi.