Mundo

Egito quer nova capital administrativa e financeira

O Egito revelou sua intenção de construir a leste do Cairo uma nova capital administrativa e financeira, onde viverão cerca de cinco milhões de pessoas


	Cairo: a cidade será construída em um perímetro de 700 quilômetros quadrados situado entre o Cairo e Suez
 (Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

Cairo: a cidade será construída em um perímetro de 700 quilômetros quadrados situado entre o Cairo e Suez (Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 23h14.

O Egito revelou nesta sexta-feira sua intenção de construir a leste do Cairo uma nova capital administrativa e financeira, onde viverão cerca de cinco milhões de pessoas.

O ministro da Habitação, Mustafa Kamal Madbuli, apresentou o projeto na conferência econômica internacional que começou nesta sexta-feira em Sharm el Sheij.

A cidade será construída em um perímetro de 700 quilômetros quadrados situado entre o Cairo e Suez. A área escolhida é "12 vezes maior do que Manhattan, três vezes maior do que Washington", afirmou Madbuli.

"A ideia de construir a nova cidade nasceu das estimativas segundo as quais a população do Cairo (18 milhões de habitantes) se duplicará nos próximos 40 anos", explicou o ministro.

"O Parlamento, o palácio presidencial, os ministérios e as embaixadas estrangeiras serão transferidos do Cairo para essa nova cidade", disse Madbuli, que acrescentou que a primeira fase do projeto será nos próximos cinco a sete anos e custará 45 bilhões de dólares.

"A ideia é criar uma cidade internacional (...) que ofereça múltiplas oportunidades econômicas e qualidade de vida", diz o site do projeto.

O presidente egípcio Abdel Fatah al Sissi espera que os investidores presentes em Sharm el Sheij ajudem na recuperação econômica do país.

Nesta sexta-feira, Arábia Saudita, Kuwait e Emiratos Árabes Unidos anunciaram ajudas e investimentos para o Egito no total de 12 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoCidadesCairo

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo