Mundo

Egito expulsa jornalista australiano condenado à prisão

Peter Greste, da Al-Jazeera, havia sido condenado a sete anos de prisão por ter divulgado "informações falsas" e ter apoiado a Irmandade Muçulmana

Peter Greste: jornalista australiano foi detido em plena crise entre o Egito e o Catar após a destituição de Mursi (REUTERS/Al Youm Al Saabi Newspaper/Files)

Peter Greste: jornalista australiano foi detido em plena crise entre o Egito e o Catar após a destituição de Mursi (REUTERS/Al Youm Al Saabi Newspaper/Files)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2015 às 13h23.

O Egito ordenou neste domingo a expulsão do jornalista australiano Peter Greste, do canal Al-Jazeera, condenado a sete anos de prisão por ter divulgado "informações falsas" e ter apoiado a Irmandade Muçulmana do presidente destituído Mohamed Mursi.

Uma fonte do ministério do Interior confirmou a expulsão de Peter Greste, detido em dezembro de 2013 ao lado do jornalista Mohamed Fadel Fahmy (que tem cidadania egípcia e canadense), ambos acusados de terem instalado, sem autorização, um escritório da emissora no quarto de um hotel.

Um funcionário do aeroporto do Cairo informou que o jornalista embarcou em um voo com destino ao Chipre.

"A decisão de expulsar Peter Greste para a Austrália foi tomada por decreto presidencial", disse a fonte oficial.

O jornalista foi detido em plena crise entre o Egito e o Catar após a destituição de Mursi em um movimento liderado pelo ex-comandante do exército e atual presidente, Abdel Fatah al-Sissi.

Quando foram detidos em um quarto de hotel transformado em escritório no Cairo, os repórteres não tinham a credencial obrigatória para jornalistas.

No julgamento, o colaborador egípcio da emissora Baher Mohamed foi condenado a 10 anos prisão.

Segundo um decreto recente promulgado por Sissi, os jornalistas estrangeiros condenados no Egito podem ser deportados para cumprir as penas em seus países de origem, mas é improvável que Greste ou Fadel Fahmy sejam julgados.

A detenção dos jornalistas provocou críticas em todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAustráliaEgitoPaíses ricosPrisões

Mais de Mundo

Israel aprova cessar-fogo com Hezbollah, diz imprensa israelense

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul