Mundo

Egito estuda expandir canal de Suez

Via recebe 12% do comércio marítimo global

Canal de Suez: via de transporte marítimo tem sentido os efeitos dos conflitos na região  (KHALED DESOUKI/AFP/Getty Images)

Canal de Suez: via de transporte marítimo tem sentido os efeitos dos conflitos na região (KHALED DESOUKI/AFP/Getty Images)

Publicado em 4 de março de 2024 às 09h28.

O Egito está realizando um estudo de viabilidade para expandir ainda mais o Canal de Suez, numa tentativa de acelerar os tempos de trânsito e evitar possíveis bloqueios. A via recebe 12% do comércio marítimo global. 

O projeto pretende transformar segmentos de pista única - 50 quilômetros no segmento norte e 30 quilômetros na parte sul - em travessias de duas faixas, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez, Osama Rabie, num evento no último domingo, 3. 

As propostas se baseiam em planos divulgados pela primeira vez em 2021, após o encalhe do gigante navio Ever Given, que fechou a rota em grande por quase uma semana. Há quase uma década, o Egito completou uma expansão de US$ 8 bilhões no canal, com o objetivo de reduzir os tempos de espera e atrair mais navios.

Estudos iniciais foram concluídos e enviados ao presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi, que receberá a proposta final quando estiver pronta para aprovação, disse Rabie. A expansão tornará "o trânsito no Canal de Suez 100% seguro", disse Rabie. 

Não ficou claro quanto a expansão poderia custar, e ele não deixou claro um possível cronograma para a conclusão do projeto.

Duas empresas - ACE Moharram-Bakhoum e Dar Al-Handasah - estão atualmente conduzindo um estudo de viabilidade para o projeto e considerando possíveis parceiros. 

A receita do canal - financiamento vital para o Egito - tem sido duramente atingida desde que militantes houthis do Iêmen começaram a atacar navios no Mar Vermelho, em retaliação à guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Acompanhe tudo sobre:EgitoCanal de Suez

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos