Mundo

EFE enfrenta crise e promove demissões

Madri - A principal agência de notícias espanhola, EFE, que enfrenta dificuldades financeiras, começou a enviar nesta terça-feira cartas de demissão a cerca de 25 funcionários, afirmaram fontes sindicais. A EFE emprega em torno de 1 mil pessoas na Espanha, entre elas 650 jornalistas. Uma porta-voz da agência confirmou nesta terça-feira à AFP o envio […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2010 às 17h01.

Madri - A principal agência de notícias espanhola, EFE, que enfrenta dificuldades financeiras, começou a enviar nesta terça-feira cartas de demissão a cerca de 25 funcionários, afirmaram fontes sindicais.

A EFE emprega em torno de 1 mil pessoas na Espanha, entre elas 650 jornalistas. Uma porta-voz da agência confirmou nesta terça-feira à AFP o envio das cartas de demissão, mas não informou o número de pessoas que poderão ser afetadas.

A agência pública espanhola, muito presente na América Latina, sofreu, em 2009, prejuízos de 1,6 milhão de euros. Na Espanha, compete com a agência Europa Press.

Para 2010, a EFE prevê um ano muito difícil e pretende reduzir seus gastos, sobretudo os salários, que representam 70% das despesas.

As demissões previstas respondem a "motivos econômicos e à rejeição dos sindicatos em aceitar uma redução média dos salários de 4,5%", proposta pela direção para fazer frente à crise, em troca da garantia de emprego por três anos, informou o porta-voz.

A EFE, além da queda nas receitas, sofreu em 2010 uma redução de mais de 2 milhões de euros da contribuição do Estado espanhol, que representa 40% de suas receitas (em torno de 100 milhões de euros em 2009).

Os empregados da EFE fizeram greve durante dois dias no fim de abril para se opor à redução dos salários propostos pela direção para 2010, 2011 e 2012.

Acompanhe tudo sobre:ServiçosEuropaPiigsgestao-de-negociosDemissõesDesempregoEspanhaMídia

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk