Mundo

Edward Snowden é indicado ao Nobel da Paz

O ex-técnico da CIA foi formalmente indicado ao Nobel pelo professor sueco Stefan Svallfor, por sua “defesa dos direitos da pessoa humana”


	Em carta publicada no jornal Västerbottens-Kuriren, Svallfor justifica a indicação afirmando que Snowden realizou um “esforço heroico” com “altos custos pessoais” para revelar a existência de amplos sistemas ilegais de vigilância eletrônica, organizados pelo governo americano
 (The Guardian via Getty Images)

Em carta publicada no jornal Västerbottens-Kuriren, Svallfor justifica a indicação afirmando que Snowden realizou um “esforço heroico” com “altos custos pessoais” para revelar a existência de amplos sistemas ilegais de vigilância eletrônica, organizados pelo governo americano (The Guardian via Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 16h04.

São Paulo - Edward Snowden não tem um passaporte válido ou mesmo um endereço fixo enquanto vive em uma sala no terminal F do aeroporto de Sheremetyeno, em Moscou, na Rússia. No entanto, Snowden pode ganhar um dos mais prestigiosos prêmios para uma pessoa pública, o Nobel da Paz.

O ex-técnico da CIA foi formalmente indicado, nesta segunda-feira (15), ao Nobel pelo professor sueco Stefan Svallfor à premiação, por sua “defesa dos direitos da pessoa humana”.

Em carta publicada no jornal Västerbottens-Kuriren, Svallfor justifica a indicação afirmando que Snowden realizou um “esforço heroico” com “altos custos pessoais” para revelar a existência de amplos sistemas ilegais de vigilância eletrônica, organizados pelo governo americano.

Na carta, Svallfors diz que o exemplo de Snowden é importante por sinalizar que pessoas envolvidas em atos ilegais contra os direitos humanos podem e devem denunciá-los. O professor sueco de sociologia cita o julgamento de soldados nazistas, em Nuremberg, na Alemanha, em 1945.

“Naquele episódio ficou claro que dizer ‘eu só estava cumprindo ordens’ não é uma desculpa válida para atos contrários aos direitos e às liberdades humanas”, escreveu Svallfors.

Uma eventual vitória de Snowden marcaria uma grande contradição em relação à decisão da própria organização do prêmio que, em 2009, concedeu a premiação a Barack Obama, justamente o principal algoz de Snowden neste momento.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemNobelPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez

Milei recebe presidente do Parlamento de Israel e reafirma amizade “forte e histórica”

Maduro pede que aliados não aceitem eletrônicos de presente após explosão de pagers no Líbano