Mundo

Edison Lobão prevê falta de etanol

Segundo o ministro de Minas e Energia, a falta de combustível nos postos pode causar uma nova alta no preço do produto

Segundo Lobão, a mistura de etanol na gasolina pode ser reduzida para manter o preço (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Segundo Lobão, a mistura de etanol na gasolina pode ser reduzida para manter o preço (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 14h24.

São Paulo - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (6) que podem ocorrer novos problemas de abastecimento de etanol no país. Segundo ele, assim como ocorreu neste ano, pode haver falta do combustível em postos durante a próxima entressafra da cana-de-açúcar, que ocorre nos primeiros meses do ano. Esse problema poderia causar novamente uma alta no preço do produto.

“Este ano, tivemos algumas dificuldades e estamos prevendo para o próximo ano também algumas dificuldades”, afirmou Lobão, após participar da cerimônia de abertura de um congresso sobre etanol realizado em São Paulo. “Temos preocupação com a próxima safra.”

Lobão disse que, devido à possibilidade de escassez do etanol, o governo vem conversando constantemente com empresários do setor sucroalcooleiro para projetar o abastecimento de etanol para o ano que vem. Segundo ele, caso falte combustível, a mistura de etanol na gasolina pode ser reduzida para manter o preço do produto.

“Estamos conversando com os produtores para que tenhamos uma produção maior, evitando a elevação de preços”, disse ele. “Se isso não for possível, reduziremos aquilo que o governo não quer reduzir, que é mistura [de etanol na gasolina], de 25%, para 22%, para 20%.”
Em abril deste ano, durante a entressafra da cana, o governo alterou o percentual mínimo de álcool misturado à gasolina. A quantidade mínima obrigatória, que variava de 20% e 25%, passou a variar entre 18% e 25%.

Acompanhe tudo sobre:Álcool combustívelBiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolGasolina

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado