Mundo

Edifício ganha casulo de LED

Edifício na Austrália pode ser recoberto com tecido especial que, além de captar energia solar, possui LED entrelaçado nas fibras.

Edificio em Sidney pode ganhar cobertura ecológica (.)

Edificio em Sidney pode ganhar cobertura ecológica (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.

A ideia da empresa de arquitetura LAVA (Laboratory for Visionary Architecture) começou como uma proposta para remodelar a torre UTS em Sidney, mas se expandiu para a criação de um novo propósito para edifícios antigos.

A equipe imaginou como seria possível transformar construções ultrapassadas, como o famoso prédio australiano da década de 1960, sem demolir ou reconstruir, poupando assim os custos financeiros e ambientais desse tipo de projeto.

O objetivo era combinar materiais leves, modernos, com tecnologia de ponta para criar uma arquitetura urbana sustentável que se encaixasse ao lema da empresa: "alcançar mais (arquitetura) com menos (material/energia/tempo)".


 

A LAVA desenvolveu uma "pele" que funciona como um casulo, capaz de criar um micro clima no edifício. Ele pode gerar sua própria energia com células solares, coletar água da chuva e aumentar a distribuição da luz natural.

Além disso, o tecido especial é leve e tem tiras de LED embutidas, o que permite que funcione como uma superfície de mídia.

Acompanhe tudo sobre:Produtos verdesSustentabilidade

Mais de Mundo

França utiliza todos os recursos para bloquear acordo UE-Mercosul, diz ministro

Por que a economia da Índia se mantém firme em meio a riscos globais?

Banco Central da Argentina coloca cédula de 20 mil pesos em circulação

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores