Edificio em Sidney pode ganhar cobertura ecológica (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.
A ideia da empresa de arquitetura LAVA (Laboratory for Visionary Architecture) começou como uma proposta para remodelar a torre UTS em Sidney, mas se expandiu para a criação de um novo propósito para edifícios antigos.
A equipe imaginou como seria possível transformar construções ultrapassadas, como o famoso prédio australiano da década de 1960, sem demolir ou reconstruir, poupando assim os custos financeiros e ambientais desse tipo de projeto.
O objetivo era combinar materiais leves, modernos, com tecnologia de ponta para criar uma arquitetura urbana sustentável que se encaixasse ao lema da empresa: "alcançar mais (arquitetura) com menos (material/energia/tempo)".
A LAVA desenvolveu uma "pele" que funciona como um casulo, capaz de criar um micro clima no edifício. Ele pode gerar sua própria energia com células solares, coletar água da chuva e aumentar a distribuição da luz natural.
Além disso, o tecido especial é leve e tem tiras de LED embutidas, o que permite que funcione como uma superfície de mídia.