Compras no supermercado: inflação deve subir 1,0 por cento neste ano (Chris Hondros/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2010 às 09h00.
Washington - A medida do Federal Reserve para colocar mais dinheiro na economia norte-americana por meio de compras de bônus do governo pode elevar a inflação mesmo que o crescimento econômico seja moderado em 2011, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
A National Association for Business Economics (NABE) disse que os 51 membros de seu conselho de previsão continuam considerando a inflação como uma preocupação maior que a deflação nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada entre 21 de outubro de 4 de novembro.
Eles estimaram que a medida de inflação ao consumidor preferida pelo Fed -- o núcleo do índice de consumo pessoal, excluindo alimentos e energia -- subirá de 1,0 neste ano para 1,5 por cento até o final de 2011.
Os números ficam abaixo da zona de conforto do Fed, entre 1,7 e 2,0 por cento.
Os membros da NABE mudaram a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 e mantiveram a estimativa para 2011 de crescimento anual de 2,6 por cento.
Segundo eles, a economia dos EUA deve crescer 2,7 por cento, ao invés de 2,6 por cento -- ainda abaixo da taxa de 3,5 por cento considerada necessária para diminuir o desemprego.