Mundo

Economia da Finlândia recua e país volta à recessão

Helsinque - A economia finlandesa teve queda no primeiro trimestre do ano e voltou a entrar em recessão com a contração do Produto Interno Bruto (PIB) pelo segundo trimestre consecutivo, pelos dados divulgados hoje pela agência nacional de estatística Tilastokeskus. Entre janeiro e março de 2010, o PIB da Finlândia reduziu 0,8% com relação ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2010 às 12h22.

Helsinque - A economia finlandesa teve queda no primeiro trimestre do ano e voltou a entrar em recessão com a contração do Produto Interno Bruto (PIB) pelo segundo trimestre consecutivo, pelos dados divulgados hoje pela agência nacional de estatística Tilastokeskus.

Entre janeiro e março de 2010, o PIB da Finlândia reduziu 0,8% com relação ao mesmo período de 2009 e 0,4% em comparação com o trimestre anterior, o dobro da média dos países da União Europeia.

Nesta queda uniu-se o último trimestre de 2009, quando o PIB finlandês se contraiu 5,2% com relação aos três últimos meses de 2008 e 0,2% no trimestre.

Finlândia entrou em recessão na segunda metade de 2008, atingida pela forte queda das suas exportações devido ao esfriamento da economia mundial, embora tenha conseguido frear a tendência de recuo no terceiro trimestre de 2009, quando seu PIB cresceu 0,3%.

Apesar da queda, os últimos dados econômicos oficiais indicam certa recuperação, já que as exportações do país cresceram em abril 7% em relação ao mesmo mês de 2009, o maior aumento em quase ano e meio.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoUnião EuropeiaPIB

Mais de Mundo

Relação entre EUA e Brasil tem muitas diferenças a resolver, diz cônsul em SP

França prende mais quatro suspeitos pelo roubo de joias no Louvre

Rússia apoia plano de paz dos EUA, mas Ucrânia reduz proposta

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial