Mundo

Economia da Finlândia recua e país volta à recessão

Helsinque - A economia finlandesa teve queda no primeiro trimestre do ano e voltou a entrar em recessão com a contração do Produto Interno Bruto (PIB) pelo segundo trimestre consecutivo, pelos dados divulgados hoje pela agência nacional de estatística Tilastokeskus. Entre janeiro e março de 2010, o PIB da Finlândia reduziu 0,8% com relação ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2010 às 12h22.

Helsinque - A economia finlandesa teve queda no primeiro trimestre do ano e voltou a entrar em recessão com a contração do Produto Interno Bruto (PIB) pelo segundo trimestre consecutivo, pelos dados divulgados hoje pela agência nacional de estatística Tilastokeskus.

Entre janeiro e março de 2010, o PIB da Finlândia reduziu 0,8% com relação ao mesmo período de 2009 e 0,4% em comparação com o trimestre anterior, o dobro da média dos países da União Europeia.

Nesta queda uniu-se o último trimestre de 2009, quando o PIB finlandês se contraiu 5,2% com relação aos três últimos meses de 2008 e 0,2% no trimestre.

Finlândia entrou em recessão na segunda metade de 2008, atingida pela forte queda das suas exportações devido ao esfriamento da economia mundial, embora tenha conseguido frear a tendência de recuo no terceiro trimestre de 2009, quando seu PIB cresceu 0,3%.

Apesar da queda, os últimos dados econômicos oficiais indicam certa recuperação, já que as exportações do país cresceram em abril 7% em relação ao mesmo mês de 2009, o maior aumento em quase ano e meio.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBUnião Europeia

Mais de Mundo

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto

Eleições no Uruguai: candidato do atual presidente disputa com escolhido de Mujica

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda