Mundo

Economia dos países do Bric superará a dos EUA em 2015, diz estudo

Nações emergentes podem concentrar 22% do potencial econômico mundial

Segundo pesquisas, há a possibilidade da China, sozinha, pode superar os Estados Unidos como a principal economia do planeta por volta de 2030 (Anderson Schneider)

Segundo pesquisas, há a possibilidade da China, sozinha, pode superar os Estados Unidos como a principal economia do planeta por volta de 2030 (Anderson Schneider)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 06h34.

Pequim - Um estudo elaborado por economistas chineses assinala que a soma das economias das quatro principais potências emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China, que formam o Bric) superará o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos em 2015.

O estudo, citado pela agência oficial "Xinhua", foi produzido pela Social Sciences Academic Press e estima que em meados desta década o Bric concentrará 22% da economia mundial.

As quatro potências, que junto com a África do Sul realizarão na próxima semana uma cúpula na ilha chinesa de Hainan, experimentarão nos próximos 15 anos "um processo de crescimento estável e rápido", devido a um ambiente exterior propício no qual as economias desenvolvidas também estarão crescendo.

Das quatro economias estudadas, a chinesa é a que cresce a um ritmo mais rápido, com média anual de 10% nas últimas décadas, e é desde 2010 a segunda maior potência econômica mundial, atrás apenas dos EUA.

Alguns estudos afirmam que a China, sozinha, pode superar os EUA como a principal economia do planeta por volta de 2030.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBricsChinaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia