Mundo

Eclipse solar: entenda por que região do Canadá declarou estado de emergência antes do evento

Evento ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol ficam completamente alinhados e os raios solares bloqueados

Eclipse solar: Apesar de invisível no Brasil, segundo o Observatório Nacional, a região do Niágara, no Canadá, será um dos melhores lugares para observar o acontecimento astronômico (Divulgação/Getty Images)

Eclipse solar: Apesar de invisível no Brasil, segundo o Observatório Nacional, a região do Niágara, no Canadá, será um dos melhores lugares para observar o acontecimento astronômico (Divulgação/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de abril de 2024 às 07h39.

Quem estiver na América do Norte no dia 8 de abril poderá assistir a um eclipse solar total. Já quem estiver na Europa, verá o fenômeno parcialmente. O evento astrológico acontece quando a Lua, a Terra e o Sol ficam completamente alinhados e os raios solares são bloqueados por algum tempo.

Apesar de invisível no Brasil, segundo o Observatório Nacional, a região do Niágara, no Canadá, será um dos melhores lugares para observar o acontecimento astronômico.

Estado de emergência no Canadá

A posição privilegiada gerou preocupação para o governo local, que decretou estado de emergência antes do fenômeno. Em comunicado, a região canadense informou que espera ter milhares de visitantes no dia do eclipse, apenas para observação. Segundo as autoridades, o fluxo intenso de turistas poderá gerar um verdadeiro caos na região.

"Para garantir que o Niágara esteja preparado para acomodar este evento único na vida e por uma abundância de cautela, o Presidente Regional Jim Bradley declarou proativamente Estado de Emergência para a Região do Niágara, sob a Lei de Gestão de Emergências e Proteção Civil (EMCPA), efetivo a partir de hoje, 28 de março", afirma o comunicado.

Como preparação para o acontecimento raro, administrações locais, socorristas, escolas e outras organizações têm organizado medidas excepcionais para facilitar a experiência de moradores e visitantes durante o eclipse.

"A declaração de Estado de Emergência sob o EMCPA fortalece as ferramentas que a Região tem à disposição para proteger a saúde e a segurança dos residentes e visitantes e proteger nossa infraestrutura crítica em qualquer cenário que possa surgir", explica o governo.

As autoridades locais também emitiram recomendações para quem está se preparando para assistir ao evento. Segundo o governo, é ideal que os observadores usem óculos certificados para olhar diretamento para o eclipse. Além disso, os administradores da região aconselham que os observadores estejam preparados para multidões e filas longas.

As autoridades ainda orientam que os visitantes e residentes encham os seus tanques de gasolina e comprem mantimentos antes do acontecimento astronômico.

"Siga as diretrizes locais e sinalizações de estrada ao viajar em 8 de abril", afirma o governo. "Ao viajar nas estradas, não pare, tire fotos ou saia do carro para ver o eclipse".

Posso assistir mesmo no Brasil?

A NASA permitirá acompanhamento através das redes sociais e canais oficiais. O eclipse solar total começará no Oceano Pacífico Sul e cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O evento começará na costa do Pacífico do México por volta das 16h07 — horário de Brasília —, antes de entrar nos EUA, no Texas.

De lá, passará por Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. Segundo a Nasa, pequenas partes do Tennessee e Michigan também sofrerão o eclipse solar total.

Então, o fenômeno seguirá para o Canadá, através do sul de Ontário, e continuará por Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Cape Breton. A previsão é que o eclipse saia da América do Norte, na costa atlântica de Newfoundland, Canadá, às 17h46 — horário de Brasília.

Na Europa, o Reino Unido e a Irlanda não verão a totalidade do eclipse. O evento só será visível ema algumas áreas quando o sol se pôr. Quem estiver no País de Gales, na Escócia, e noroeste e sudoeste da Inglaterra terá mais sorte. Enquanto isso, toda a Irlanda do Norte e a República da Irlanda verão o eclipse parcial

Esse eclipse demorará 20 anos para se repetir, sendo visto apenas novamente em 2044.

À medida que o sol se põe, o eclipse parcial aparecerá nessas regiões aproximadamente às 21h54 — horário de Brasília. O próximo eclipse total na Europa ocorrerá em 12 de agosto de 2026 na Groenlândia, Islândia e norte da Espanha.

Como assistir?

A NASA recomenda que, para assistir ao fenômeno, é preciso olhar através de óculos de visualização solar seguros — óculos de eclipse— ou de um visualizador solar portátil seguro. Além disso, é possível optar por um método de visualização indireta, como um projetor pinhole.​

Os óculos utilizados no cotidiano, por mais escuros que sejam, não são seguros para ver o sol. Os de eclipse não são óculos de sol normais. A NASA não aprova nenhuma marca específica de visualizadores solares.

Caso o objeto de visualização esteja rasgado, arranhado ou danificado de outra forma, o ideal é descartar o dispositivo. A NASA também aconselha usar visualizadores portáteis com câmeras, binóculos ou telescópios, pois requer diferentes tipos de filtros solares.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEclipses

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'