Mundo

Ecclestone deverá iniciar amanhã depoimento sobre suborno

Bernie Ecclestone deverá prestar depoimento a partir desta quinta como parte do processo de suborno que responde na Alemanha


	Bernie Ecclestone: Ecclestone é presidente e CEO da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA)
 (Olivia Harris/Reuters)

Bernie Ecclestone: Ecclestone é presidente e CEO da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA) (Olivia Harris/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2014 às 13h31.

Berlim - O presidente e CEO da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA), Bernie Ecclestone, deverá prestar depoimento a partir desta quinta-feira na Audiência Provincial de Munique, como parte do processo de suborno que responde na Alemanha.

A promotoria do país acusa o dirigente, de 83 anos, de ter pago US$ 44 milhões a Gerhard Gribkowsky, executivo do banco público BayernLB, durante operação de venda da participação da instituição nas empresas que administram a Fórmula 1.

Gribkowsky teria a incumbência de realizar o negócio com a empresa britânica CVC, que seria aliada de Ecclestone. O montante veio da comissão que o presidente e o CEO da FOM a FOA recebeu, de US$ 66 milhões.

O executivo do banco, que é testemunha no processo, foi condenado a oito anos de prisão durante outro julgamento. Nesta sentença, o juiz Peter Noll disse que Ecclestone tinha conduzido Gribkowsky a cometer o crime, no que definiu como "suborno".

O dirigente, no entanto, afirma que foi chantageado pelo funcionário do BayernLB. 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEsportesEuropaFórmula 1Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia