Mundo

É preciso “muita conversa” para Brasil ser isento de visto

Ministro-conselheiro dos EUA, Todd Chapamn, diz que ainda não há prazo para que o Brasil faça parte dos cerca de 30 países dispensados do visto

"Estamos interessados em discutir os requerimentos necessários para que eventualmente o Brasil chegue a participar desse processo de isenção”, disse o ministro (Reprodução)

"Estamos interessados em discutir os requerimentos necessários para que eventualmente o Brasil chegue a participar desse processo de isenção”, disse o ministro (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2012 às 12h05.

Brasília - Ainda não há prazo para que o Brasil faça parte dos cerca de 30 países do Global Waiver (localidades com dispensa de visto norte-americano). Segundo o ministro-conselheiro dos Estados Unidos, Todd Chapamn, ainda é necessário “muita conversa” para que os brasileiros sejam isentos do visto.

“Esse foi um tema de discussão entre os presidentes [Barack] Obama e [Dilma] Rousseff, em Washington. Estamos interessados em continuar o diálogo para facilitar a emissão de vistos e discutir os requerimentos necessários para que eventualmente o Brasil chegue a participar desse processo de isenção”, disse.

Os Estados Unidos se renderam ao turismo brasileiro, de acordo com o ministro do Interior norte-americano, Keneth Salazar. Ele explica que a política nacional atual consiste em fazer os brasileiros se sentirem “bem-vindos” desde a chegada aos aeroportos. “O Brasil é um país muito importante. Nossa amizade tem um futuro muito forte e queremos facilitar a vinda dos brasileiros.”

Durante o evento Oportunidades de Turismo nos USA, que ocorre hoje (16) na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ministro do Interior dos Estados Unidos destacou os esforços do país para facilitar a entrada dos brasileiros. “Queremos tornar mais fácil a obtenção do visto. Reconhecemos que quando você tem que esperar de três a quatro meses para conseguir o visto. Isso acaba sendo um grande impedimento para a viagem.”

Salazar ratificou a abertura de mais dois consulados norte-americanos no Brasil: em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Atualmente, há consulados norte-americanos em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Recife. O ministro do interior dos EUA também destacou a liberação de brasileiros da entrevista individual para obtenção do visto. Menores de 15 anos e idosos não precisam mais passar por esse processo.

Acompanhe tudo sobre:Brasil-EUADiplomaciaVisto EUA

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'