Mundo

Dutra quer concluir nesta semana reunião com aliados

Escalação da equipe de Dilma Rousseff só terá início depois que ela retornar da viagem à Coreia do Sul

Dilma Rousseff ainda não anunciou nenhum nome de seu ministério (Wilson Dias/EXAME.com)

Dilma Rousseff ainda não anunciou nenhum nome de seu ministério (Wilson Dias/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 18h23.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, escalado pela presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), para fazer a interlocução do governo de transição com as lideranças dos partidos aliados, pretende concluir nesta semana as reuniões com os dirigentes partidários. O objetivo desses encontros é demarcar o espaço de atuação das 11 siglas aliadas no futuro governo Dilma Rousseff.

Dutra já tem duas conversas agendadas para amanhã: com o presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. As reuniões ocorrerão na sede do diretório nacional do PT, em Brasília. Ainda amanhã ou quarta-feira, ele pretende se encontrar com os presidentes do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), e do PP, senador Francisco Dornelles (RJ).

Apesar das manifestações de alguns aliados, que já expuseram suas preferências em conversas reservadas e por meio da imprensa a escalação da equipe de Dilma Rousseff só terá início depois que ela retornar da viagem à Coreia do Sul, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14. Durante a viagem, ela se aconselhará com Lula sobre a formação de sua equipe.

Por ora, PMDB e PR travam um dos principais embates em torno da formação do próximo governo, tendo como alvo o Ministério dos Transportes, que herdará - junto com o Ministério das Cidades - a maior parte das receitas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por causa das obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. A pasta é cobiçada pelo senador eleito pelo Amazonas Eduardo Braga (PMDB) e pelo senador eleito pelo Mato Grosso Blairo Maggi (PR).

Na semana passada, Dutra deflagrou a rodada de conversas com o presidente do PMDB e vice-presidente eleito, Michel Temer, e com o presidente do PSB e governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos. Embora o PTB tenha se coligado ao PSDB do candidato José Serra, Dutra vai se encontrar com os líderes do partido na Câmara, Jovair Arantes (GO), e no Senado, Gim Argello (DF), porque as respectivas bancadas apoiaram Dilma nos Estados.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana