Rodrigo Duterte: comentários contradizem declarações feitas em março, quando ele chamou Trump de "intolerante" (Romeo Ranoco/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 16 de novembro de 2016 às 11h29.
Manila - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que as relações de seu governo com os Estados Unidos devem melhorar com a chegada de Donald Trump à Casa Branca.
Duterte, que ofendeu diversas vezes o atual presidente norte-americano, Barack Obama, por suas críticas à sua política contra as drogas nas Filipinas, afirmou também que está animado para se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin em uma cúpula de líderes do Pacífico.
"Tenho certeza que podemos ser amigos, não tempos diferenças", afirmou Duterte, que é frequentemente comparado ao republicano por causa do seu estilo irreverente em relação a rivais e críticos. Os filipinos são um dos maiores grupos de expatriados nos Estados Unidos.
Seus comentários contradizem declarações feitas em março, quando ele chamou Trump de "intolerante" por seu plano de banir a entrada de muçulmanos no país e de erguer um muro na fronteira com o México.
Fonte: Associated Press.