Mundo

Foguetes caem em região onde fica embaixada dos EUA em Bagdá

Ao menos dois foguetes atingiram a chamada Zona Verde, região fortemente protegida da capital do Iraque, que já sofre o terceiro ataque nos últimos 5 dias

Iraque: foram ouvidas novas explosões na capital do país, Bagdá (Muhammad Hamed/Reuters)

Iraque: foram ouvidas novas explosões na capital do país, Bagdá (Muhammad Hamed/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de janeiro de 2020 às 18h26.

Última atualização em 8 de janeiro de 2020 às 19h22.

Bagdá - Ao menos dois foguetes atingiram nesta quarta-feira a chamada Zona Verde, região fortemente protegida de Bagdá, capital do Iraque, onde ficam vários edifícios governamentais e missões diplomáticas, entre elas a embaixada dos Estados Unidos.

Uma fonte do Ministério do Interior iraquiano que pediu anonimato confirmou à Agência Efe a queda de dois projéteis provavelmente disparados por um sistema de lançadores múltiplos Katyusha. Nenhuma morte ou danos materiais foi relatada até o momento.

Duas fortes explosões seguidas de sirenes foram ouvidas na noite desta quarta-feira na capital iraquiana, disseram testemunhas da Reuters. A causa não estava imediatamente clara.

Este foi o terceiro ataque deste tipo nos últimos cinco dias no centro de Bagdá, alvo de foguetes nos últimos sábado e domingo. Um dos que foram lançados no fim de semana deixou feridos cinco civis que estavam em uma casa perto da Zona Verde.

O novo caso aconteceu em meio a uma grave escalada na tensão no Oriente Médio, desencadeada pelo ataque americano em Bagdá na última sexta-feira que matou o general Qasem Soleimani, comandante da Força Quds (unidade especial da Guarda Revolucionária Iraniana), e lideranças das Forças de Mobilização Popular do Iraque, milícia apoiada pelo Irã.

Ontem à noite, o Irã respondeu a esta ação lançando mísseis contra duas bases militares onde estão destacadas tropas americanas no oeste e norte do Iraque. Os ataques não causaram baixas, de acordo com fontes em Bagdá e Washington.

As Forças de Mobilização Popular do Iraque também haviam prometido retaliar a morte de alguns de seus líderes no ataque que matou Soleimani.

Por outro lado, os ataques com foguetes contra a Zona Verde são relativamente frequentes e vinham ocorrendo antes do início do aumento da tensão entre Washington e Teerã dos últimos dias.

(Com informações da Reuters)

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FoguetesIraque

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha