Mundo

Drones, luzes e fogos: França faz show na Torre Eiffel em homenagem ao Brasil no 14 de julho

Espetáculo inédito celebra os dez anos do Acordo de Paris e destaca a cultura brasileira, com foco na Amazônia e na cidade de Belém, sede da COP30

Torre Eiffel iluminada com as cores do Brasil em 5 de junho (Ricardo Stuckert / PR)

Torre Eiffel iluminada com as cores do Brasil em 5 de junho (Ricardo Stuckert / PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de julho de 2025 às 12h33.

Última atualização em 14 de julho de 2025 às 12h43.

A França homenageia o Brasil nesta segunda-feira, 14, com um espetáculo inédito de drones, luzes e fogos de artifício na Torre Eiffel, em comemoração à sua festa nacional. O show destaca os dez anos do Acordo de Paris e a temporada cultural cruzada entre os dois países.

O espetáculo acontece entre o Campo de Marte e a esplanada do Trocadéro, nas margens do rio Sena, e contará com mil drones formando imagens aéreas em homenagem à cultura brasileira e ao meio ambiente. A apresentação é gratuita e deve atrair milhares de pessoas à região central de Paris.

A programação oficial começa às 21h (16h em Brasília) com o tradicional Concerto de Paris, que reúne a Orquestra Nacional da França e os coros de Radio France. Às 23h, tem início o show pirotécnico, que será lançado de 120 pontos diferentes — incluindo 80 localizados na própria Torre Eiffel — com duração estimada de 30 minutos.

A direção artística é assinada pelo Grupo F, que promete uma experiência imersiva e tecnológica com efeitos em 360°, LEDs tridimensionais e pirotecnia sincronizada. O espetáculo será dividido em quatro sequências principais e 11 quadros temáticos, incluindo uma homenagem ao Brasil, com destaque para a Amazônia e a cidade de Belém, sede da COP30.

Visita de Lula ao país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o país francês no mês passado, e a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores verde e amarela, numa referência à presença da delegação nacional no país.

Acompanhe tudo sobre:FrançaBrasilParis (França)Emmanuel MacronGoverno Lula

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista