Mundo

Dono da Foxconn anuncia candidatura à presidência de Taiwan

A empresa de Terry Gou é a maior produtora de componentes eletrônicos do mundo e fornece peças para a Apple e diversas outras marcas

Terry Gou: "Quero participar nas primárias do partido. Se vencer, representarei o KMT na eleição de 2020" (VCG / Contributor/Getty Images)

Terry Gou: "Quero participar nas primárias do partido. Se vencer, representarei o KMT na eleição de 2020" (VCG / Contributor/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 17 de abril de 2019 às 07h43.

O dono da gigante do setor de tecnologia Foxconn, Terry Gou, anunciou nesta quarta-feira (17), que participará nas primárias do partido Kuomintang (KMT) para a eleição presidencial de Taiwan de 2020.

"Quero participar nas primárias do partido. Se vencer, representarei o KMT na eleição de 2020", declarou em um comício o executivo da empresa que é a principal fornecedora da Apple.

Gou, militante do Kuomintang, partido favorável na última década a uma aproximação com Pequim, indicou que seguirá o processo de candidatura do KMT.

A presidente Tsai Ing-wen, de 62 anos, do Partido Democrata Progressista (PDP), anunciou que pretende disputar a reeleição na votação de 11 de janeiro.

Nas primárias do partido ela enfrentará o ex-primeiro-ministro William Lai. O PDP anunciará seu candidato à presidência no fim do mês.

A Foxconn é a maior produtora de componentes eletrônicos do mundo e fornece peças para a Apple e diversas outras marcas.

Gou, 69 anos, anunciou na segunda-feira que cederia o posto como presidente executivo da empresa, mas permaneceria à frente do grupo.

Terry Gou nasceu em 1950 em Taipé. Seus pais fugiram para a ilha após a vitória dos comunistas na guerra civil. Ele cursou gestão de transporte na universidade e trabalhava em período parcial para financiar os estudos.

Com um investimento de pouco mais de 3.000 dólares (câmbio atual) de sua mãe, Gou criou a empresa em 1974 para fabricar componentes de televisão. Depois entrou no mercado de computadores e com o passar dos anos se tornou o maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo.

Acompanhe tudo sobre:FoxconnTaiwan

Mais de Mundo

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais