Mundo

Donald Trump é capaz de frear a Coreia do Norte?

Pesquisa do Instituto Ipsos revela pessimismo da população americana em relação à diplomacia Trump

Trump: metade da população americana discorda que o presidente tenha capacidade para lidar com os conflitos com a Coreia do Norte (Yuri Gripas/Reuters)

Trump: metade da população americana discorda que o presidente tenha capacidade para lidar com os conflitos com a Coreia do Norte (Yuri Gripas/Reuters)

CA

Camila Almeida

Publicado em 18 de setembro de 2017 às 18h18.

O presidente americano Donald Trump discursa nesta terça-feira 19 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e os embates com a Coreia do Norte devem ser um dos principais assuntos da pauta. Mas os americanos não estão muito confiantes com a capacidade de seu presidente em enfrentar o problema: cerca de 51% dos americanos não confia em Trump para lidar com a situação na Coreia do Norte, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos encomendada pela rede de TV americana NPR. Na média entre democratas, republicanos e independentes, 40% dos discorda fortemente da capacidade do presidente nesta situação.

Trump, que já afirmou que rebateria Pyongyang com “fogo e fúria”, deve reforçar em seu discurso a necessidade de união da comunidade internacional contra o regime de Kim Jong-un e continuar pressionando para que a China, responsável por 93% das exportações da Coreia do Norte, tome medidas mais duras contra o país. A pesquisa ainda mostra que um em cada cinco entrevistados acredita que a Coreia do Norte não tem tecnologia para que seus mísseis chegem aos Estados Unidos – o que não é verdade, já que os norte-coreanos já testaram com sucesso mísseis de longo alcance, os chamados ICBM, capaz de viajar mais de 5.000 quilômetros e, assim, chegar ao território americano.

[infogram url='https://infogr.am/https://infogram.com/bf725e44-577d-4e9a-81d6-d4c8ff801784']

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Exame HojeKim Jong-unTestes nucleares

Mais de Mundo

Médico da Casa Branca diz que Trump está com 'excelente saúde'

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'

China pede aos EUA que 'eliminem completamente' as tarifas recíprocas

Papa Francisco aparece de surpresa na missa do Domingo de Ramos