Mundo

Donald Trump critica invasão do Iraque em 2003

Nos últimos dias, Trump não poupou críticas ao ex-presidente George W. Bush, cujo irmão Jeb disputa com o empresário a indicação republicana


	Trump: no entanto, em uma entrevista de rádio concedida em 2002, Trump disse que apoiaria a invasão do Iraque
 (Jonathan Drake / Reuters)

Trump: no entanto, em uma entrevista de rádio concedida em 2002, Trump disse que apoiaria a invasão do Iraque (Jonathan Drake / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 08h28.

O pré-candidato republicano Donald Trump disse que a invasão do Iraque em 2003 foi, provavelmente, a pior decisão tomada por um presidente dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que reconheceu que pode ter apoiado, inicialmente, a operação.

"O fato é que não havia armas de destruição de massa", disse Trump durante um evento organizado pelo canal CNN, durante o qual o pré-candidato respondeu a perguntas da audiência na Carolina do Sul, antes das primárias no estado previstas para sábado.

"Vou dizer de maneira muito simples. Pode ter sido a pior decisão ir para o Iraque, pode ter sido a pior decisão que alguém já tomou, a pior que qualquer presidente já tomou na história deste país, foi tão ruim assim", disse o magnata.

Nos últimos dias, Trump não poupou críticas ao ex-presidente George W. Bush, cujo irmão Jeb disputa com o empresário a indicação republicana para a corrida presidencial deste ano.

"A guerra do Iraque iniciou toda a desestabilização do Oriente Médio, deu início ao Estado Islâmico, ao que aconteceu na Líbia, na Síria", completou Trump.

No entanto, em uma entrevista de rádio concedida em 2002, e recordada pelo site BuzzFeed News, Trump disse que apoiaria a invasão do Iraque de Saddam Hussein.

"Sim, acredito que sim", afirmou na ocasião o empresário.

"Eu gostaria que da primeira vez tivesse sido feito da maneira correta", declarou, em referência à Guerra do Golfo de 1990-1991.

Durante o evento organizado pela CNN, Trump admitiu: "Eu posso ter falado isto".

"Eu não era político. Provavelmente foi a primeira vez que alguém me fez esta pergunta", disse Trump, antes de acrescentar que "quando a guerra começou, eu era contra a guerra".

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosIraquePartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia