Mundo

Donald Trump afirma, nos EUA, que banir TikTok poderá empoderar Meta e gerar outro risco

Apesar da defesa da plataforma de vídeos, o ex-presidente também manifestou sua preocupação sobre ameaça da rede social chinesa à segurança nacional e privacidade de dados

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (ANGELA WEISS /AFP)

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (ANGELA WEISS /AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 11 de março de 2024 às 13h25.

Ex-presidente dos Estados Unidos e provável candidato republicano às eleições deste ano, Donald Trump criticou a proposta de banir o TikTok de todos os dispositivos do país, em entrevista à CNBC. "Sem o TikTok, você pode tornar o Facebook ainda maior e considero o Facebook como um inimigo das pessoas", afirmou.

O ex-presidente destacou que "há muitas pessoas apaixonadas pelo TikTok" e que a retirada da rede social chinesa beneficiaria principalmente a Meta, controladora do Facebook.

"Não quero dobrar o tamanho do Facebook, que será o maior beneficiado da restrição ao TikTok. Acho que o Facebook tem sido muito ruim para o nosso país, especialmente envolvendo eleições", pontuou.

Entretanto, Trump reconheceu suas preocupações sobre ameaça da rede social chinesa à segurança nacional e privacidade de dados, afirmando que "poderia ter banido o TikTok" durante a sua presidência, mas optou por deixar o Congresso americano conduzir uma pesquisa prévia sobre o assunto por ser "uma decisão difícil de tomar". "Há muito bem, e também muito mal na plataforma", ponderou o ex-presidente.

De acordo com ele, concorrentes americanos como o Facebook representam o mesmo problema em relação aos dados, por também conduzirem negócios com a China, tornando-os suscetíveis a pedidos do governo chinês. "E isso é um problema de segurança nacional", afirmou Trump.

Atualmente, a Câmara dos Representantes se prepara para votar um projeto de lei que poderia banir o TikTok nos EUA, após o texto ter recebido o aval do Comitê de Energia e Comércio da Câmara.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpTikTokMeta

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos