Mundo

Domenico De Masi morre aos 85 anos

Sociólogo italiano criou o termo "ócio criativo" e foi autor de mais de vinte livros

Domenico De Masi,
sociólogo italiano (Rosane Lima/Abril Branded Content)

Domenico De Masi, sociólogo italiano (Rosane Lima/Abril Branded Content)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de setembro de 2023 às 13h21.

Última atualização em 9 de setembro de 2023 às 13h30.

O sociólogo Domenico De Masi teve a morte confirmada neste sábado, 9. Criador do termo "ócio criativo", o italiano de 85 anos foi autor de mais de 20 livros e professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza, de Roma. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Quem foi Domenico De Masi?

Nascido em 1938, na cidade de Rotello, Domenico De Masi é sociólogo e escritor, autor de livros como "Desenvolvimento Sem Trabalho", "O Futuro do Trabalho" e "A Emoção e a Regra".

O italiano é mais conhecido pela criação do termo "ócio criativo", que defende que o tempo livre pode estimular a criatividade. Publicado em 2000, o livro de mesmo nome foi considerado polêmico por afirmar que a "preguiça" também pode ser positiva.

De Masi é amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, De Masi  recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. Em junho deste ano, ele se encontrou com o presidente para discutir a conjuntura política e a paz mundial. Ele também visitou Lula na cadeia, em 2019.

Via a rede X, antigo Twitter, Lula publicou uma nota sobre o falecimento. "Serei eternamente grato pela visita que fez quando eu estava preso em Curitiba. Fiquei feliz em poder reencontrá-lo na sua querida Itália", escreveu. "De Masi sempre foi muito atento e carinhoso com o Brasil, sempre visitando o país e sem nenhum medo de se posicionar, mesmo nos momentos mais difíceis".

Acompanhe tudo sobre:MortesItália

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos