Mundo

Dois sinais são detectados na área de busca do avião malaio

As emissões indicam que as caixas-pretas podem estar próximas da área de busca

Navio da Austrália durante busca por avião desaparecido da Malaysia Airlines (REUTERS/Australian Defence Force/Handout via Reuters)

Navio da Austrália durante busca por avião desaparecido da Malaysia Airlines (REUTERS/Australian Defence Force/Handout via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2014 às 07h02.

Sydney - O navio australiano Ocean Shield detectou dois sinais "promissores" na área do Oceano Índico onde se centra a busca do avião da Malaysia Airlines desaparecido há um mês com 239 pessoas a bordo, informaram hoje fontes oficiais.

O chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, Angus Houston, disse que os dois sinais são "consistentes" com os quais emitem os dispositivos de registro de voo e das conversas da cabina das caixas-pretas.

"Esta é a pista mais promissora nesta busca e até o momento a melhor informação da qual dispomos", disse Houston, insistindo que estas pistas ainda não são conclusivas.

"Ainda não encontramos o avião, precisamos confirmar esta informação", esclareceu em entrevista coletiva em Perth o chefe da operação coordenado pela Austrália.

O Ocean Shield, que transporta um sofisticado localizador de caixas-pretas emprestado pelos Estados Unidos e uma pequena nave submarina autônoma, detectou estes sinais em dois eventos separados no setor norte da zona de busca.

O primeiro sinal captado durou duas horas e 20 minutos até que o contato foi perdido.

Horas mais tarde, depois que o navio girou para recuperar esse sinal, foi registrado uma segunda emissão de cerca de 13 minutos na qual se obteve "um retorno" do pulso.

Houston disse que o Ocean Shield tenta captar novos sinais para "fixar a localização" antes de ativar um veículo submarino autônomo para que confirme a presença do avião nesta região de cerca de 4.500 metros de profundidade. EFE

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoMalaysia AirlinesVoo MH370

Mais de Mundo

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal

Trump afirma que pedirá à Suprema Corte 'decisão rápida' sobre tarifas