Mundo

Dois policiais catalães que viajavam com Puigdemont são detidos na Espanha

Homens detidos são acusados de ajudar o líder independentista a escapar da Justiça espanhola quando ele estava foragido

Resistência catalã: Ministério Público espanhol também investiga outras duas pessoas que acompanhavam Puigdemont em viagem a Bruxelas (Fabian Bimmer/Reuters)

Resistência catalã: Ministério Público espanhol também investiga outras duas pessoas que acompanhavam Puigdemont em viagem a Bruxelas (Fabian Bimmer/Reuters)

E

EFE

Publicado em 28 de março de 2018 às 16h08.

A polícia espanhola deteve nesta quarta-feira em Barcelona dois agentes da polícia autônoma catalã (Mossos D'Esquadra) que viajavam com o líder independentista Carles Puigdemont, procurado pela justiça da Espanha, quando foi detido no domingo na Alemanha, informaram fontes policiais.

Os dois policiais detidos acompanhavam Puigdemont no carro em que retornava a Bruxelas após permanecer vários dias na Finlândia para dar palestras.

As detenções obedecem à investigação aberta pela Procuradoria espanhola, que atribui aos agentes o crime de encobrimento, após terem supostamente ajudado o ex-governante catalão a escapar da ação da justiça espanhola.

O Ministério Público também investiga outras duas pessoas que acompanhavam Puigdemont nessa viagem. Um deles é o empresário Josep Maria Matamala, que já foi visto em várias ocasiões em Bruxelas junto ao ex-presidente regional catalão.

Os protestos pela detenção de Puigdemont e a prisão preventiva de vários líderes independentistas envolvidos no processo separatista continuaram hoje em várias regiões da Catalunha.

Os manifestantes, convocados pelos autodenominados "comitês de defesa da república", voltaram a ocupar algumas das principais estradas nacionais e regionais, ocasionando grandes retenções no tráfego.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise políticaPrisõesCatalunha

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky