Mundo

Dois amigos de autor de atentados em Boston são condenados

Tazhayakov e Kadyrbayev jogaram uma mochila em uma lata de lixo, mas guardaram um laptop, o que teria sido uma tentativa de proteger Tsarnaev

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2015 às 17h41.

Nova York - Dois colegas de turma de Dzhokhar Tsarnaev, condenado à morte pelos ataques da Maratona de Boston em 2013, foram sentenciados nesta sexta-feira por obstrução da justiça por dificultar a busca dos culpados pelo FBI.

Azamat Tazhayakov, um estudante natural do Cazaquistão, foi condenado a três anos e meio de prisão, enquanto Robel Phillipos, acusado de mentir ao FBI, foi sentenciado a três anos.

Tazhayakov foi um dos três amigos que tentou esconder objetos pertencentes a Tsarnaev em seu dormitório na Universidade de Massachusetts, depois que o FBI divulgou fotos do suspeito. Ele poderá ser deportado após cumprir sua sentença.

Outro amigo de Tsarnaev, Dias Kadyrbayev, de 21 anos, foi sentenciado na terça-feira a seis anos de prisão pela mesma acusação.

O ataque em 15 de abril de 2013 durante a Maratona de Boston foi um dos mais mortíferos perpetrados nos Estados Unidos desde os ataques de 11 de setembro de 2001 pela Al-Qaeda. Três pessoas morreram e 264 ficaram feridas no incidente.

Tazhayakov e Kadyrbayev jogaram uma mochila em uma lata de lixo, mas guardaram um laptop, o que, de acordo com os promotores, foi uma tentativa de proteger Tsarnaev enquanto ele estava em fuga.

Djokhar Tsarnaev foi condenado à morte no mês passado por um júri que o considerou culpado pelos atentados de 2013. Seu irmão mais velho, Tamerlan, de 26 anos, foi morto poucos dias depois dos ataques durante um confronto com a polícia.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasBoston (Massachusetts)EsportesEstados Unidos (EUA)JustiçaMaratonasPaíses ricosPrisõesTerrorismo

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump