Mundo

Documentos sobre o Titanic são publicados on-line

Os documentos incluem fotos de arquivos, dados sobre os 328 corpos encontrados no mar e uma lista de passageiros

A investigação oficial britânica sobre o naufrágio fala que 711 passageiros sobreviveram, de um total de 2.201 pessoas a bordo (Peter Macdiarmid/Getty Images)

A investigação oficial britânica sobre o naufrágio fala que 711 passageiros sobreviveram, de um total de 2.201 pessoas a bordo (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 12h13.

Londres - Fotos, listas de passageiros e de membros da tripulação figuram entre os cerca de 200 mil documentos relacionados ao Titanic disponibilizados on-line nesta segunda-feira por um site britânico pelo centenário do famoso navio.

O site ancestry.co.uk, especializado em pesquisas genealógicas, disponibiliza em particular registros de passageiros que embarcaram a bordo do Titanic em Southampton (Inglaterra) e Queenstown (hoje Cobh, Irlanda), mas que não inclui os que embarcaram em Cherburgo (França).

Estes registros contêm os nomes, idades e profissões destes passageiros, assim como dados sobre os membros da tripulação.

A página publica também os testamentos de Edward Smith, o capitão do Titanic, e dos homens de negócios Benjamin Guggenheim e John Jacob Astor, que morreram no naufrágio na madrugada de 15 de abril de 1912.

Os documentos, que estão acessíveis gratuitamente até o dia 31 de maio, incluem também fotos de arquivos, dados sobre os 328 corpos encontrados no mar e uma lista de passageiros fornecida pelo Carpathia, um navio que chegou para ajudar os náufragos do Titanic e que socorreu quase todos os sobreviventes.

"Muitas famílias podem ter ouvido rumores segundo os quais tinham um antepassado a bordo do Titanic, alguns podem ter perdido as provas disto (...) estamos muito felizes de permitir ao público ter acesso gratuito a estes dados preciosos", explicou Miriam Silverman, uma das responsáveis pelo site.

O Titanic naufragou durante sua viagem inaugural de Southampton a Nova York, depois de ter colidido contra um iceberg na madrugada de 15 de abril de 1912. Cerca de 1.500 pessoas morreram nas águas glaciais do Atlântico norte e 700 conseguiram sobreviver.

O número de pessoas a bordo do Titanic e o balanço da catástrofe varia em função das fontes. O site ancestry.co.uk fala sobre "cerca de 2.228" passageiros e tripulantes a bordo do Titanic e "mais ou menos 1.517" mortos, enquanto a investigação oficial britânica sobre o naufrágio fala de 711 sobreviventes de 2.201 pessoas a bordo.

Acompanhe tudo sobre:EuropaHistóriaNaviosPaíses ricosReino UnidoTransportes

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump