Mundo

Do espaço, astronauta italiano pede que cúpula da ONU salve Terra "linda"

Por videoconferência da Estação Espacial Internacional, Luca Parmitano disse ter uma perspectiva única do impacto de furacões e inundações

Luca Parmitano: astronauta italiano fala com participantes da cúpula de Madri diretamente da Estação Espacial Internacional (Susana Vera/Reuters)

Luca Parmitano: astronauta italiano fala com participantes da cúpula de Madri diretamente da Estação Espacial Internacional (Susana Vera/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 17h39.

Madri — Maravilhado com os tons azuis e verdes rodopiando na superfície marmórea da Terra abaixo, um astronauta italiano fez um apelo emotivo do espaço nesta quarta-feira para que os líderes mundiais tirem "as cabeças da areia" no que diz respeito à mudança climática.

Falando por videoconferência da Estação Espacial Internacional, Luca Parmitano disse a uma sessão da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) que seu ponto de vista lhe dava uma perspectiva única do impacto devastador de furacões e inundações.

"Nosso planeta é incrivelmente lindo. Também vemos sua fragilidade incrível", disse o piloto de testes militar ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que está pressionando para que grandes emissores assumam compromissos maiores nas conversações.

"Vi com meus próprios olhos os efeitos terríveis da mudança climática", afirmou Parmitano.

A intervenção celestial representou uma distração bem-vinda para os delegados presentes nas conversas, em que o progresso lento das negociações climáticas assinala um contraste marcante com o sentimento de urgência de ativistas jovens desesperados para ver ações ousadas.

Na terça-feira, o ator norte-americano Harrison Ford, famoso por seu papel na franquia "Star Wars", disse em um evento paralelo: "As pessoas estão assustadas. Bravas. E estão certas de estarem."

Acompanhe tudo sobre:Planeta TerraAstronautasMudanças climáticas

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra