Mundo

Divórcios disparam em Pequim para evitar imposto

Pequim registra em 2013 um aumento significativo do número de divórcios, pois muitos casais optam pela separação para não pagar um imposto imobiliário

Casal chinês caminha em Pequim: quase 40 mil casais solicitaram divórcio nos nove primeiros meses de 2013, uma alta de 41% na comparação com 2012 (Wang Zhao/AFP)

Casal chinês caminha em Pequim: quase 40 mil casais solicitaram divórcio nos nove primeiros meses de 2013, uma alta de 41% na comparação com 2012 (Wang Zhao/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 08h15.

Pequim - A cidade de Pequim registra em 2013 um aumento significativo do número de divórcios, pois muitos casais optam pela separação para não pagar um imposto imobiliário, destaca a imprensa local.

Quase 40.000 casais solicitaram divórcio nos nove primeiros meses de 2013, uma alta de 41% na comparação com 2012, informa o jornal Diário da Juventude.

O governo central, que deseja conter os preços do setor imobiliário e limitar a especulação, aprovou em março uma nova legislação que prevê uma taxa de 20% para o lucro na venda de imóveis.

Mas a lei permite em determinadas condições que os casais proprietários de bens imobiliários se divorciem, dividam duas propriedades e revendam pelo menos uma sem a necessidade de pagar o imposto. E depois, os divorciados pode casar novamente.

A economia com a "estratégia" pode chegar a dezenas de milhares de dólares.

Acompanhe tudo sobre:DivórcioImpostosLeãoPequim

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"