Mundo

Dívida: Casa Branca ameaça vetar plano dos republicanos

Porta-voz de Barack Obama avisou que presidente não vai aceitar que elevação do teto da dívida seja feita em duas fases, como propõe a oposição

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney: Obama vai vetar (Jewel Samad/AFP)

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney: Obama vai vetar (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2011 às 13h11.

Washington - A Casa Branca advertiu nesta terça-feira que o presidente Barack Obama vetará o plano dos republicanos de resolver a crise da dívida em duas etapas, caso esta seja aprovada no Congresso.

"A administração (do presidente Barack Obama) se opõe firmemente à aprovação por parte da Câmara" do plano apresentado pelo presidente do grupo, o republicano John Boehner, e, caso este projeto chegue à Casa Branca para sua promulgação, "os conselheiros do presidente recomendarão que o mesmo seja vetado", disse a presidência americana em um comunicado.

Republicanos e democratas do Congresso permanecem profundamente divididos às vésperas da data limite de 2 de agosto para evitar um catastrófico default. Contudo, os responsáveis da Casa Branca esperam um acordo.

"Mantemos a confiança", disse o porta-voz presidencial, Jay Carney, aos jornalistas. "Cremos que finalmente o Congresso atuará corretamente".

Dois de agosto é a data estimada pelo Tesouro para que sejam esgotados os fundos para reembolsar as obrigações. Para evitar isso, espera-se que o Congresso eleve o limite da dívida, de 14,3 trilhões de dólares, para que o país possa continuar recebendo crédito.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEndividamento de paísesEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Município de Jerusalém quer criar 1.440 unidades habitacionais no local da sede da UNRWA

Irã planeja aumentar orçamento de Defesa em quase 200%

Voto latino é fundamental nos EUA, mas ainda negligenciado pelos partidos

Diferença entre Kamala e Trump vai para 1 ponto, diz pesquisa Reuters/Ipsos