Mundo

Distribuidoras deverão cumprir limites de reclamações

Aneel aprovou limites de reclamações que as distribuidoras de energia devem ter a cada mil queixas recebidas dos consumidores


	Torre de energia elétrica: em 2014 os limites começarão a valer e as empresas que tiverem descumprido as metas serão penalizadas em 2015
 (Carla Gottgens/Bloomberg)

Torre de energia elétrica: em 2014 os limites começarão a valer e as empresas que tiverem descumprido as metas serão penalizadas em 2015 (Carla Gottgens/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 23h49.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (20) os limites de reclamações que as distribuidoras de energia devem ter a cada mil queixas recebidas dos consumidores. O ano de 2013 será considerado como teste, mas em 2014 os limites começarão a valer e as empresas que tiverem descumprido as metas serão penalizadas em 2015.

Os limites do indicador chamado Frequência Equivalente de Reclamação (FER), que mostra a quantidade de reclamações procedentes a cada mil recebidas, foram estabelecidos para as 63 concessionárias até 2017. São levadas em consideração as reclamações de ordem comercial, ou seja, relativas a faturamento, prazos, atendimento, entre outros, e que tenham sido feitas diretamente nas distribuidoras.

Também foi estabelecido o indicador Duração Equivalente de Reclamação (DER), que registra o prazo médio de solução e, em casos de descumprimento, gera créditos na fatura do consumidor.

As distribuidoras terão 120 dias, a contar da data de publicação da resolução, para adequação da estrutura técnica e comercial.

Acompanhe tudo sobre:Aneeldireito-do-consumidor

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento