Mundo

Disputa é acirrada em 4 Estados; Obama lidera na Virgínia

O democrata, candidato à reeleição, lidera nesse Estado com 49 por cento, contra 44 para o republicano Mitt Romney


	Presidente Barack Obama fala sobre o furacão Sandy nos EUA: a eleição acaba sendo decidida em um punhado de Estados onde é impossível prever o resultado de antemão
 (Jason Reed/Reuters)

Presidente Barack Obama fala sobre o furacão Sandy nos EUA: a eleição acaba sendo decidida em um punhado de Estados onde é impossível prever o resultado de antemão (Jason Reed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 22h31.

Washington - A disputa presidencial nos Estados Unidos entre Barack Obama e Mitt Romney está muito apertada em quatro dos Estados considerados decisivos para a eleição de terça-feira, mas Obama construiu uma pequena vantagem em um deles, a Virgínia, segundo a pesquisa Reuters/Ipsos da quinta-feira.

O democrata, candidato à reeleição, lidera nesse Estado com 49 por cento, contra 44 para o republicano Mitt Romney. A diferença supera a margem de erro de 4 pontos, ferramenta usada para dar conta da variação estatística em pesquisas pela Internet.

Obama tem dois pontos de vantagem entre prováveis eleitores em Ohio e na Flórida, e Romney lidera por um ponto (47 x 46) no Colorado - três situações de empate técnico.

Pelo sistema eleitoral norte-americano, o presidente é eleito por um Colégio Eleitoral. Cada Estado envia um número fixo de delegados ao Colégio, proporcional à sua população, e em quase todos os Estados o vencedor local leva todos os delegados, independentemente da margem de votos sobre o segundo colocado.

Por isso, a eleição acaba sendo decidida em um punhado de Estados onde é impossível prever o resultado de antemão.


A especialista em pesquisas Julia Clark, do instituto Ipsos, disse que, além do resultado numérico, é importante acompanhar também a curva de intenção de voto em cada Estado - especialmente na Virgínia, onde na véspera a vantagem de Obama era de apenas 2 pontos.

"Será um Estado a acompanhar muito de perto nos próximos dias", afirmou ela.

Clark disse que o resultado não foi afetado pela tempestade Sandy, que atingiu parte da Virgínia, mas sem causar a mesma devastação que em Nova Jersey e Nova York.

Na pesquisa nacional Reuters/Ipsos, com entrevistas feitas entre 28 de outubro e 1 de novembro, Obama lidera por um ponto percentual (47 x 46), também uma situação de empate técnico. É o terceiro dia consecutivo em que esse resultado se mantém, apesar do grande volume de publicidade dos dois candidatos e dos efeitos da tempestade Sandy.

A cinco dias da eleição, o voto parece consolidado - só 11 por cento dos eleitores de Romney e 8 por cento dos de Obama dizem que poderiam mudar de ideia.

Nos EUA, alguns Estados permitem a votação antecipada, seja por correio ou pessoalmente. A pesquisa mostrou que 26 por cento dos eleitores registrados já votaram, e entre eles Obama vence por 52 x 43 por cento. O resultado, no entanto, não indica uma tendência, já que os democratas habitualmente se mobilizam melhor para o voto antecipado.

Na pesquisa nacional, a margem de erro é de 3 pontos para os eleitores registrados, e 3,4 pontos para os prováveis eleitores.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga