Mundo

Dismaland, a Disney de Banksy, abrigará refugiados em Calais

Instalação polêmica do misterioso artista britânico será desmontada no Reino Unido e levada até um campo de refugiados e imigrantes na França

Dismaland, de Banksy: instalação artística que explora as desigualdades irá virar abrigo aos refugiados e imigrantes que vivem em Calais, na França (Getty Images)

Dismaland, de Banksy: instalação artística que explora as desigualdades irá virar abrigo aos refugiados e imigrantes que vivem em Calais, na França (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 11h23.

São Paulo – Depois de abrir as portas e faturar quase 120 milhões de reais, o polêmico parque temático Dismaland, concebido pelo artista britânico Banksy, deixará o condado de Sommerset, no Reino Unido, para virar abrigo aos refugiados e imigrantes na cidade de Calais, na França. “Nenhum ingresso estará à venda”, ironizava o comunicado no site oficial da atração.

A crise mundial de refugiados é tema recorrente em Dismaland. Uma das instalações mais famosas do parque é uma espécie de tanque no qual podem ser vistos barquinhos lotados de bonecos, numa clara referência à situação de milhares de pessoas que tentam diariamente atravessar o Mediterrâneo em busca de uma nova vida na Europa. Veja abaixo:

https://vine.co/v/eDbngwOpX9z/embed/simplehttps://platform.vine.co/static/scripts/embed.js

De acordo com um assessor artista, em entrevista ao canal americano NBC, o parque fechou suas portas na noite de domingo e os trabalhos de remoção das instalações começaram hoje, segunda feira.

Dismaland

Desde a sua abertura no início de agosto, a exposição levou mais de 150 mil pessoas até a cidade de Weston-super-Mare e vendia, em média, quatro mil ingressos por dia pela internet e 500 na bilheteria local.

"O espetáculo foi muito além do que esperávamos e se tornou um fenômeno global de enorme importância para a região, o que mostra como o turismo é fundamental para a nossa economia", disse o porta-voz do escritório de turismo da região.

Descrito como “bizarro”, Dismaland, disse Bansky, é um experimento artístico. “Construímos uma atração familiar que reconhece as desigualdades e as catástrofes. Eu diria que parques temáticos que ignoram essas questões é que são o mbizarros”, provocou ele em uma entrevista recente

Crise em Calais

A cidade de Calais tem pouco mais de 125 mil habitantes e se tornou um ponto de concentração de refugiados e imigrantes que tentam chegar até o Reino Unido de alguma maneira. Atualmente, um campo que ficou conhecido como “Jungle” (Selva) é lar para mais de 3 mil pessoas, de acordo com estimativas da BBC

Acompanhe tudo sobre:ArteBanksyDireitos HumanosEuropaFrançaImigraçãoPaíses ricosRefugiadosReino Unido

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia