Mundo

Discurso de Obama pode acirrar disputas sobre déficit

O déficit orçamentário dos Estados Unidos é de cerca de 1,3 trilhão de dólares

Obama reforçará a necessidade de se chegar a um consenso em relação à medidas para impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos (Alex Wong/GETTY IMAGES)

Obama reforçará a necessidade de se chegar a um consenso em relação à medidas para impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos (Alex Wong/GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2011 às 16h24.

Washington - O presidente norte-americano Barack Obama se esforçará para não envolver disputas partidárias em seu Discurso do Estado da União nesta terça-feira, mas ele encontra à sua frente um difícil confronto com o Partido Republicano sobre o déficit orçamentário e os gastos federais.

No discurso, que ocorrerá em sessão conjunta no Congresso à meia-noite do horário de Brasília, Obama reforçará a necessidade de se chegar a um consenso em relação à medidas para impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos. A mensagem geral do discurso será centrista, visando sua campanha de reeleição em 2012.

A rede de televisão ABC informou que Obama deve propor um congelamento do orçamento e proibir que parlamentares reservem fundos para projetos especiais.

Antes do discurso, parlamentares republicanos tentaram pressionar Obama sobre a questão de gastos, aproveitando o momento em que se esperam pedidos de investimento em áreas específicas, como educação. Os republicanos afirmam que "investimento" é apenas um termo dos democratas para políticas de "gastar dinheiro emprestado".

"Espero que o presidente tenha ouvido o povo norte-americano", disse o presidente da Câmara John Boehner. "Espero que a palavra 'investimento' realmente não signifique mais gastos de estímulo (à economia) e um aumento da influência estatal".

A população dos EUA se mostrou aberta a uma maior cooperação entre os dois partidos após Obama fechar um acordo de corte de impostos com os republicanos, o que ajudou a elevar sua taxa de aprovação nas últimas semanas.

O déficit orçamentário dos Estados Unidos é de cerca de 1,3 trilhão de dólares. A dívida pública federal do país deve atingir em março o limite de 14,3 trilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaDívida pública

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC