Mundo

Diretor de banco grego é condenado a 8 anos de prisão

Essa é a primeira condenação importante decorrente de uma ação anticorrupção uma semana antes da eleição parlamentar

Pavlos Psomiadis foi condenado por fraude e falsificação (Milos Bicanski/Getty Images)

Pavlos Psomiadis foi condenado por fraude e falsificação (Milos Bicanski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 12h34.

Atenas - Um ex-diretor de um banco da Grécia foi condenado a 8 anos de prisão nesta segunda-feira por fraude e falsificação, disseram autoridades do Judiciário. Essa é a primeira condenação importante decorrente de uma ação anticorrupção uma semana antes da eleição parlamentar, marcada para domingo.

Um tribunal de Atenas condenou Pavlos Psomiadis, ex-diretor do pequeno banco e seguradora Aspis, por forjar documentos para manter seu negócio no mercado.

A corrupção e o clientelismo são problemas crônicos na Grécia, mas nenhum político ou empresário de destaque havia sido condenado pela Justiça nos últimos anos, o que aumentava a frustração da população com os principais partidos políticos, que prometem assegurar a manutenção do pacote internacional de ajuda à economia e manter a Grécia na zona do euro.

"Ele foi considerado culpado por fraude e falsificação", disse uma autoridade da corte. A condenação se baseou em uma carta de crédito forjada para a obtenção de 550 milhões de euros (729 milhões de dólares) que Psomiadis encaminhou aos órgãos reguladores.

O Aspis foi um dos primeiros grupos empresariais a falir por causa da crise econômica grega. O T-bank, um pequeno banco de financiamento que emergiu dos destroços do Aspis, foi estatizado no ano passado, nos termos do socorro do FMI/UE entregue ao país.

A decisão desta segunda-feira é a mais recente de uma série de medidas judiciais num momento em que os eleitores, revoltados com a situação no país, se voltam para partidos menores, para punir as duas maiores legendas da Grécia -os conservadores e os socialistas-, os quais eles culpam pela crise econômica e a crônica corrupção do país.

No começo de abril um ex-ministro da Defesa foi preso e aguarda julgamento por acusações de suborno e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:BancosCorrupçãoCrimeCrise gregaEscândalosEuropaFinançasFraudesGréciaPiigs

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute