Mundo

Diretor da ONS: consumidor de energia elétrica não tem voz

“O consumidor é mudo (...). Ele paga sem saber o que está pagando e sem saber o que ele não precisaria pagar”, disse Hermes Chipp


	Lâmpadas incandescentes: para o diretor-geral, é preciso aumentar a participação dos conselhos dos Consumidores de Energia Elétrica
 (foto/Wikimedia Commons)

Lâmpadas incandescentes: para o diretor-geral, é preciso aumentar a participação dos conselhos dos Consumidores de Energia Elétrica (foto/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 15h30.

Rio de Janeiro – Os consumidores de energia elétrica não têm voz hoje no Brasil e acabam pagando caro por isso. A declaração foi feita hoje (5) pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, em um seminário sobre novas fontes renováveis e redes inteligentes no planejamento energético nacional, promovido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), na zona norte da capital fluminense.

“O consumidor é mudo (...). Ele paga sem saber o que está pagando e sem saber o que ele não precisaria pagar”, disse Hermes Chipp.

Para o diretor-geral, é preciso aumentar a participação dos conselhos dos Consumidores de Energia Elétrica, pois a defesa do consumidor apenas por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do ONS não é suficiente.

“Os conselhos de Consumidores têm que se estruturar no país e começar a participar efetivamente, pois são a voz do consumidor. O conselho precisa entender melhor as questões, o que trazem de benefícios, para fazer os pleitos à própria agência reguladora.”

Os conselhos são compostos por representantes de todas as classe de consumo (rural, residencial e industrial, além do Poder Público) e têm o objetivo de orientar, analisar e avaliar questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços de energia elétrica prestados ao consumidor final.

Acompanhe tudo sobre:AneelConsumidoresEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias

CPI: inflação anual nos EUA permanece em 2,7% em julho, mas núcleo sobe para 3,1%