Mundo

Diplomatas turcos e familiares pedem asilo na Alemanha

O governo turco lançou uma massiva operação contra pessoas suspeitas de serem simpatizantes com o clérigo muçulmano Fethullah Gulen

Turquia: o porta-voz da Alemanha não quis comentar quantos dos 35 requerentes de asilo são diplomatas e quanto são membros de suas famílias (Tumay Berkin/Reuters)

Turquia: o porta-voz da Alemanha não quis comentar quantos dos 35 requerentes de asilo são diplomatas e quanto são membros de suas famílias (Tumay Berkin/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de outubro de 2016 às 16h29.

Berlim - Autoridades divulgaram que 35 diplomatas turcos e seus familiares pediram asilo na Alemanha desde a tentativa de golpe na Turquia.

O governo turco lançou uma massiva operação contra pessoas suspeitas de serem simpatizantes com o clérigo muçulmano Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, que é acusado de instigar a tentativa de golpe em julho deste ano.

 

O porta-voz do ministério do Interior da Alemanha, Johannes Dimroth, não quis comentar nesta segunda-feira quantos dos 35 requerentes de asilo são diplomatas e quanto são membros de suas famílias, citando regras de privacidade.

Ele também afirmou que, já que o status diplomático não é normalmente usado para pedir asilo, o número real de pedidos pode ser maior.

A Alemanha tem uma grande comunidade de turcos, mais de 3 milhões, devido a décadas de imigração de trabalhadores e perseguição política. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaTurquia

Mais de Mundo

Economia chinesa desacelera em julho e aumenta pressão por novos estímulos

Eleições na Bolívia: candidatos de direita lideram intenção de voto, mostra pesquisa AtlasIntel

Putin envia carta a Kim Jong Un e elogia participação da Coreia do Norte na guerra contra a Ucrânia

PIB da Suíça surpreende às vésperas da tarifa de 39% imposta por Trump